• Home
  • Podcast
  • Contato
  • Anuncie
  • Home
  • Podcast
  • Contato
  • Anuncie

Um BRT justo e igualitário!

  • 07 de março de 2022
  • por Ivo Mattos
Igualdade de oportunidades e salário para as mulheres do transporte é realidade em Sorocaba

O BRT de Sorocaba, no interior paulista, mostra que manda bem não só na operação do adia a dia como também para seus colaboradores. De cargos de liderança à operacional, as mulheres estão conquistando mais espaço no mercado de trabalho e a igualdade de gênero deve ser uma realidade em diversos setores. Nas empresas BRT Sorocaba e Consor, ambas do segmento de transporte coletivo, as 189 profissionais mulheres possuem as mesmas oportunidades de trabalho e salário assim como os colegas do sexo oposto.   

Andréa Liupekevicius, Líder e Supervisora de Recursos Humanos, destaca que ofertar oportunidades em patamar de igualdade é algo necessário para combater ambientes discriminatórios e criar um espaço para que homens e mulheres usufruam de oportunidades iguais para o desenvolvimento profissional. Todos possuem aptidões e precisam ser vistos e respeitados por suas habilidades.  

“A igualdade de gênero é urgente para a sociedade como um todo e precisamos falar sobre isso. Estamos aproveitando a data comemorativa do Dia Internacional da Mulher (8/3) para reforçar a importância de trazermos equilíbrio para este cenário. Sabemos que é um grande desafio, mas já temos exemplos que inspiram. Nas empresas BRT e Consor, as profissionais são reconhecidas pela qualidade do trabalho que entregam. Por características inatas do feminino, elas desenvolvem as atividades com muito capricho e atentas aos detalhes. Com isso, sempre agregam valor onde chegam. Isso é perceptível”, destaca.  

A especialista em gestão de pessoas ressalta que as empresas precisam lembrar que as mulheres são responsáveis por movimentar a economia, atuam no mercado de trabalho, nas tendências, em pesquisa, na inovação, na transformação social e nas perspectivas de futuro. A população no Brasil é formada por mais de 214,8 milhões de pessoas e, desse total, mais de 109,8 milhões são mulheres, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Ou seja, elas são a maioria.

“Encorajo as empresas a olhar com atenção esse quesito e buscar a implementação de uma agenda positiva que traga ações e oportunidades para as mulheres. Estudos indicam que a inclusão de gêneros impacta positivamente para a estabilidade, a segurança e o desenvolvimento econômico, pois possibilitam que um maior número de pessoas tenha oportunidade de trabalho”, conclui Andréa Liupekevicius.  

ELAS no transporte coletivo

No setor de transporte de Sorocaba, elas estão na direção de um ônibus, na mecânica e manutenção de grandes veículos até a liderança de setores. Para saber um pouco sobre a realidade na cidade, três mulheres do transporte falam um pouco sobre suas vivências.  

“No transporte, comecei prestando serviço dentro do órgão gestor de transporte do município, depois, segui para o setor privado. Antes de me tornar “Fiscal Controladora de Tráfego”, ocupei as funções de operadora e fiscal. Hoje, minha prática diária é monitorar chegadas e partidas dos ônibus, verificar a operação e registrar as ocorrências do dia-a-dia. Sou aquela profissional que fica no terminal de ônibus atenta a todos os detalhes para manter a qualidade do serviço de transporte. Fiscalizo as condições de tráfego para que a operação siga dentro do planejado. Amo o meu trabalho porque todos os dias nossas rotinas são diferentes, não se tornando uma jornada repetitiva. Para mim, tudo que você realiza com amor se torna diferenciado”, frisa JORDANA LÚCIA RODRIGUES, 41 anos, Fiscal Controladora de Tráfego e há 20 anos no setor de transporte.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do dia

ir para notícia

A maior Iveco!

  • 4 de março de 2026
Iveco Rodonaves inaugura maior concessionária da marca no Brasil
ir para notícia

Baita crescimento!

  • 4 de março de 2026
Usiquímica cresce 85% em 2025 e consolida expansão em lubrificantes, Arla e químicos
ir para notícia

De olho no pós!

  • 4 de março de 2026
Foton lança novos planos de manutenção no Brasil

Testamos

Na medida certa!

Fastback Abarth 2026 tem dose extra de potência e chama a atenção por onde passa
  • Ver notícia

Só faltava o off road!

Maverick Tremor é ótima opção de picape e preenche a lacuna que falta para uso no off road
  • Ver notícia

Sua plataforma multimídia sobre caminhões, ônibus, vans e picapes

Cadastre-se em nossa newsletter e fique informado!