Eficiência com os gigantes!
Alto desempenho: Kinross Brasil é referência global na gestão de frota CAT-793

Garantir a efetividade da produção exige muito dos equipamentos e veículos especializados envolvidos em uma área de mineração. Portanto, a eficiência na gestão da frota de CAT-793 – caminhões fora de estrada, que fazem o transporte pesado dentro da mina – é fator de grande relevância para os resultados da operação.  

Com isso em mente, a Kinross Brasil, atualmente, colhe os frutos de uma força-tarefa, interdisciplinar e intersetorial, criada para tornar cada vez mais efetiva a utilização e a manutenção de sua frota especializada no Morro do Ouro, em Paracatu (MG), a maior mina de ouro a céu aberto do País. “Hoje, podemos dizer que somos a melhor mina da Kinross em eficiência e disponibilidade de veículos CAT-793, e uma das melhores também entre as demais mineradoras em todo o mundo”, comemora o gerente de Mina e Equipamentos Móveis, Thiago Almeida.

Para ele, esse resultado é fruto de um trabalho muito bem feito entre áreas de Operação de Mina, Manutenção de Equipamentos Móveis, com o apoio da equipe de Melhoria Contínua da Kinross, bem como dos parceiros Sotreq e Caterpillar. “Mesmo durante a pandemia, conseguimos sair de um indicador de eficiência de 74%, em 2019, para um rendimento de 78% registrado nos últimos três meses de 2021.” Almeida lembra que, no início, havia 28 veículos em operação. Agora, são 34, com previsão de uma nova aquisição para o final de 2022.

O gerente destaca ainda que, no mês de março deste ano, após o período chuvoso, a frota atingiu novamente uma eficiência próxima a 78%. “Isso comprova que este é não é um resultado pontual, mas sim a consolidação de muito planejamento e dedicação. Nossa meta é alcançar 80% em 2023, nos mantendo neste caminho da excelência operacional, uma vez que a Cultura de Alto Desempenho é um valor para a Kinross.”

Evolução

Há 12 anos da Kinross, o técnico de operações Roni Oliveira, que atua na liderança da equipe que opera a frota, recorda que esse trabalho, preditivo e preventivo, começou em 2019 com a criação do grupo de melhoria contínua, após uma mudança de sequenciamento da mina, em Minas Gerais. “Como havia a necessidade de ampliar a frota, garantir um bom desempenho na utilização dos caminhões na unidade tornou-se cada vez mais importante.”

Ele recorda que o grupo intersetorial, então, deu início a uma série de processos de melhoria, que envolveram desde aprimoramentos na manutenção preventiva nos veículos e verificações quanto ao desgaste e disponibilidade de componentes, até a implementação de instalações e novos equipamentos que ampliaram o conforto e a segurança dos trabalhadores. “Também ampliamos o número de ônibus e criamos rotas alternativas para o transporte dos operadores, para que chegassem mais rápido, e adequamos o local do estacionamento dos caminhões 793 para mais próximo à frente de lavra”, elenca Oliveira.

O técnico acrescenta que conseguir aprimorar o revezamento dos operadores foi uma das ações que trouxe o maior impacto. “Cronometramos praticamente todas as atividades, desde o momento que o trabalhador chega na entrada da mina até estar disponível para iniciar a operação e, com isso, identificamos oportunidades para melhorar e agilizar todo esse processo.” Tudo isso com o objetivo de alcançar uma melhor condição para os operadores e, consequentemente, um maior aproveitamento dos veículos disponíveis, conforme explica Oliveira. “Antes operávamos perto de 87% do tempo disponível da frota. Hoje alcançamos cerca de 90%, após o mapeamento dos processos e das melhorias implantadas.”

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