Com os crescimentos consecutivos do e-commerce os pontos Pickup da Jadlog avançam na prestação de um dos serviços mais complexos, que é a logística reversa, para apoiar a devolução e troca de produtos adquiridos pela internet através da operação do drop off (de deixar as encomendas para retorno para o origem) nesses pontos.
“Os pontos Pickup, além de otimizarem a logística e trazerem opções de entregas, estão colaborando com a logística reversa do e-commerce por meio do drop off, permitindo que os consumidores realizem trocas ou devoluções de uma maneira fácil e conveniente”, afirma Bruno Tortorello, CEO da Jadlog.
A interação entre a Jadlog e os consumidores ocorre de maneira virtual, com o envio de um link que dá acesso a um QR Code. Por meio deste código, o consumidor apresenta a encomenda no ponto físico Pickup para que ela siga ao seu destino, a fim de ser trocada ou devolvida. No formato labelless, o processo dispensa o uso de etiquetas impressas, com o objetivo de deixá-lo o mais simples possível.
Os varejistas de moda e os marketplaces em geral são os que mais se beneficiam da logística reversa pelo drop off, já que o volume das trocas e devoluções de roupas, calçados e acessórios adquiridos nestes embarcadores são proporcionalmente maiores em relação a outros segmentos.
“Problemas com trocas e devoluções afastam o consumidor das compras online, por isso é importante os embarcadores contarem com soluções rápidas de logística reversa para estas demandas. O drop off dos pontos Pickup se ajusta cada vez mais às expectativas do consumidor, e essa boa resposta leva à diminuição das reclamações e dos transtornos com as trocas e devoluções”, destaca Tortorello.
A Jadlog foi pioneira na implementação dos pontos Pickup em grande escala no Brasil, em 2018, importando a solução de sua controladora, a rede DPDgroup, que já tem esse modelo consolidado na Europa. Hoje, são cerca de 3.000 pontos no Brasil, incluindo as mais de 500 franquias da Jadlog.
O Pickup é uma alternativa ao delivery e a expectativa é que em menos de cinco anos este tipo de solução represente cerca de 20% de todos os recebimentos do e-commerce no Brasil, uma porcentagem hoje já atingida em mercados considerados mais maduros, como o dos Estados Unidos e da Europa.
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