O Scania Top Team 2022/2023, torneio global apenas de colaboradores da área de serviços da rede de concessionárias da marca, conheceu as duas equipes sulamericanas classificadas para a final mundial, em abril de 2023, na Suécia. A La Mudoneta, de Buenos Aires (Argentina), e a gaúcha Btech, da Casa Brasdiesel de Ijuí, que se tornou a tricampeã da final nacional, em junho, vão representar o continente. Ao todo a edição atual contou com a participação de mais de 70 países e 8 mil profissionais.
O Top Team é uma competição organizada mundialmente pela Scania para promover a competência técnica com os objetivos de desenvolvimento, capacitação, valorização e reconhecimento, incentivando o trabalho em equipe. No Brasil, a Scania Academy e a Associação Brasileira dos Concessionários Scania (Assobrasc) contribuem com o suporte necessário aos profissionais e na realização das etapas.
A Btech, que pela terceira vez consecutiva obteve a vaga para a decisão mundial, disputou a final regional com participantes vencedores de outros seis países (Argentina (sede), Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai), no dia 12 de novembro. Fazem parte da Btech o mecânico geral Marcelo Bueno e Neilson Goi Freitag, mecânico de transmissão, os únicos tricampeões, e os estreantes Diorle da Silva Legonde, mecânico geral e coaching do time, Bruno Claudy Alves, eletricista, Jardel Bealozourw Franco, mecânico de motor, e John Maicon Fritz Noronha, consultor técnico. Ao longo dos anos, representantes venceram as edições 2014/2015, 2017/2018 e 2022/2023.
Em provas práticas e teóricas, sendo quatro estações práticas com desafios de diagnósticos em veículos/componentes e uma estação teórica com foco na literatura técnica da Scania, a final avaliou a competência técnica, a habilidade de realizar diagnósticos e de solucionar problemas no menor tempo possível, sempre trabalhando em equipe. A competição reproduz em um ambiente de laboratório as condições da realidade diária de caminhões, ônibus e motores Scania.
0 comentários