A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) visitou na semana passada a balança seletiva HS-WIM, que permite realizar a pesagem do veículo ainda em movimento, implantado na Eco101 (BR-101/RJ/ES). O objetivo da visita foi conhecer a operação da balança para o desenvolvimento de Sandbox Regulatório para implantação do HS-WIM por toda a extensão na BR-364/365/MG/GO, sob responsabilidade da Ecovias do Cerrado, administrado pelo mesmo grupo Ecorodovias.
De acordo com o diretor superintendente da Ecovias do Cerrado, Matheus Fernandes, o HS-WIM é um modelo de pesagem bastante utilizado no mundo, mas no Brasil ainda é uma tecnologia nova. “O Sandbox Regulatório que a ANTT e a Ecovias do Cerrado estão iniciando será o ambiente ideal para evoluirmos com os estudos sobre o tema e obter os avanços necessários para que a tecnologia seja definitivamente implantada no país, trazendo ainda mais segurança, conforto e fluidez aos usuários das rodovias concedidas, explica”.
Durante a visita, foram apresentados os resultados estatísticos do projeto piloto da Eco101, dentre eles observou-se que quase 30% dos veículos que passaram pela balança no primeiro semestre de 2022 apresentaram sobrepeso. Cerca de 24% desse volume eram de ônibus. Em julho do ano passado, foi registrado o maior número de veículos com sobrepeso, cerca de 920 pesados nesse mês.
Segundo o diretor da ANTT Guilherme Theo Sampaio, esta é uma iniciativa da agência visando melhorar os serviços e a agilidade nas rodovias brasileiras. “Essa é mais uma inovação que permitirá que o caminhão faça a pesagem na velocidade da via, sem ter que precisar parar para que a pesagem seja realizada, que em breve estará presente em outras concessões nossas”.
Com informações ANTT
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