A Arteris celebra a marca de 925 vidas de caminhoneiros salvas por meio do uso das suas três Áreas de Escape, dispositivos que ajudam o veículo pesado a parar em caso de emergência, como problema nos freios ou numa pane mecânica. A soma é proveniente de ocorrências registradas entre 2011 e 2023 nas estruturas, instaladas estrategicamente em descidas de trechos de serra, na BR-376/PR e na BR-116/SP.
Estes dispositivos de segurança, construídos às margens das rodovias, são compostos por faixa de acesso direcionada para uma caixa preenchida com cinasita (argila expandida). A lógica é semelhante à aplicada nas caixas de brita em pistas de automobilismo, fazendo com que o atrito pare o veículo. O mecanismo preserva a condição física dos condutores, além de minimizar possíveis danos à estrutura do veículo. Somente no primeiro semestre de 2022, mais de 5.245.746 de caminhões e carretas que já passaram pelos 3.200 quilômetros de rodovias administradas pelas sete concessionárias da Arteris, uma média diária de 27.982 entre São Paulo, Rio, Minas, Paraná e Santa Catarina.
Outro investimento que busca reduzir o número de acidentes e valoriza a vida desses profissionais tão essenciais ao desenvolvimento do país, são as Áreas de Descanso para Caminhoneiros. As estruturas podem ser utilizadas entre uma viagem e outra por esses motoristas, que encontram no local um espaço seguro e confortável para descansar, usar banheiros, fazer uma pausa para a alimentação, assistir televisão e acessar a internet. Tudo isso é oferecido de forma gratuita pela companhia, que construiu as ADCs na SP-255, uma em Bocaina e a outra em Taquarituba, no interior de São Paulo.
Os dois locais somam 162 vagas de estacionamento disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive com pontos de energia para manter cargas devidamente refrigeradas. As ADCs foram inauguradas em 2022 com investimento de R$ 11,8 milhões e, juntas, já atenderam mais de 26 mil caminhoneiros.
0 comentários