Cuidado nos fretados!
ARTESP explica os cuidados que devem ser tomados ao contratar ônibus fretados

A contratação de um ônibus de fretamento eventual é feita por grupos de pessoas ou até mesmo empresas que desejam realizar viagens esporádicas – uma excursão, uma caravana, uma peregrinação, deslocamento para um congresso, etc -, mas é importante verificar se a empresa está regularizada antes de fechar o contrato. Há, ainda, a modalidade contínua – em que uma empresa contrata o ônibus para transporte diário de seus funcionários, por exemplo – em que o contratante também deve exigir que a companhia prestadora do serviço e seus ônibus sigam a legislação fiscalizada pelos órgãos reguladores.

A ARTESP é responsável pela regulação do Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros. A Agência fiscaliza o serviço prestado nas viagens intermunicipais dentro do Estado de São Paulo. Já os ônibus que fazem viagens interestaduais são fiscalizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A ARTESP alerta para os riscos da utilização do transporte irregular, e dá dicas importantes para quem quer contratar e utilizar os serviços de ônibus fretados.

“Nosso objetivo é proporcionar a maior segurança e máximo conforto para o passageiro que contratar e utilizar o serviço, é importante lembrar que o transporte irregular traz riscos para os passageiros, uma vez que esses veículos não passam pelas vistorias técnicas exigidas pela ARTESP”, explica o diretor-geral da Agência, Milton Persoli.

As principais exigências para  que um veículo esteja regular são:

• Os veículos devem atender a Especificação Veicular de acordo com a Portaria ARTESP nº 03/2015, que traz todas as especificações técnicas dos ônibus autorizados a prestar o serviço.

• Todos os veículos deverão portar o Certificado de Vistoria.

• Vistoria periódica feita por Engenheiro Mecânico Credenciado na ARTESP, sendo a cada 18 meses para veículos com até 5 anos de fabricação; 12 meses para veículos de 6 a 10 anos de fabricação; e a cada 6 meses para veículos com mais de 10 anos de fabricação.

• Idade máxima 20 anos.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Menos custos!

Menos custos!

Tray anuncia serviço para reduzir custos de frete para lojistas

Exames já!

Exames já!

Empresas devem realizar seleção randômica para exame toxicológico de motoristas profissionais das categorias C,D e E

Tem feirão da VAMOS!

Tem feirão da VAMOS!

VAMOS realiza Mega Feirão de Pós-Venda nas concessionárias Transrio em outubro

+ categorias