Um estudo recente realizado pela Cobli revelou que mais de 300 mil distrações ao volante foram registradas nas frotas comerciais brasileiras nos primeiros três meses deste ano. A análise teve como base comportamentos a partir de 50 Km/h, com duração mínima de 5 segundos, abrangendo veículos leves e pesados de todo o território nacional.
O levantamento ressalta a preocupante realidade do trânsito brasileiro, no qual a falha humana é identificada como o principal fator contribuinte para acidentes. Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 90% dos acidentes ocorrem devido à imprudência dos condutores, que vão desde desatenção até desrespeito à legislação.
Quando o assunto é volume de distrações ao volante, o mês de março está à frente, com janeiro e fevereiro logo atrás. Houve uma redução de 10% de janeiro para fevereiro, seguida de um crescimento de 11% de fevereiro para março. Além disso, a análise revela que o período do dia com mais incidências de distração do motorista ao volante é a tarde, respondendo por 42% dos casos, seguida pela noite, com 29%, e por último, a manhã, com 22%.
Nos primeiros três meses do ano, a média revela uma distração a cada 224 km percorridos. “Há cerca de 11 milhões de veículos comerciais no Brasil. Se usarmos como base a média que os clientes de videotelemetria da Cobli dirigem, que é de 100 quilômetros por dia, temos um cenário preocupante: podem acontecer mais de 4,9 milhões de distrações ao volante Brasil afora. Esses comportamentos de risco colocam condutores e todos que circulam nas vias em perigo. O valor da vida é inestimável e há também os custos relacionados a acidentes para as empresas e órgãos públicos”, explica Rodrigo Mourad, presidente e cofundador da Cobli.
Top 10 estados com maior incidência de distrações no trânsito
O Distrito Federal e os estados da Paraíba e Espírito Santo lideraram em distrações ao volante, ou seja, aconteceu uma ocorrência em menos de 175 km percorridos. Em contrapartida, Pará, Piauí e Bahia são os mais seguros, é necessário se locomover 120% a mais de percurso (385 km) para registrar o comportamento distraído.
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