De Scania elétrico!
Scania apresenta seu ônibus 100% elétrico e produção inicia em 2025. LatBus será vitrine

E a Scania agora vai mostrando suas garras na transição energética também para os modelos de passageiros. A montadora, já conhecida no Brasil pelos seus caminhões a GNV e pela missão de ser um o principal “descarbonizador do transporte brasileiro”, vira a chavinha para a eletricidade e apresenta seu ônibus 100% elétrico.

O K 230E B4x2LB tem autonomia de 250 a 300km e opções de quatro ou cinco pacotes de baterias. Sua vocação principal é a aplicação urbana. O modelo tem tração 4×2 e comporta carrocerias de 12 a 14 metros – capacidade média para 80 passageiros –, na configuração de piso baixo ou normal.

K 230E B4x2LB tem autonomia até 300 km com cinco packs de bateria

“Vamos começar pela tração urbana 4×2 e potência de 230kW. Será um ciclo normal de aprendizagem de mercado, analisando as demandas dos clientes, como se desenvolverá a infraestrutura para atender aos veículos elétricos no Brasil. Ou seja, é uma jornada que não depende apenas da Scania”, revela Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. “O K 230E B4x2LB tem motor elétrico Scania, câmbio Scania e bateria Scania-Northvolt, importados.”

Motor

A máquina elétrica ou o motor, como a marca o chama, oferece 230kW (equivalente a 310 cavalos). Trata-se de um motor ligado a um câmbio com duas marchas. “Ele vai modular nessas duas marchas e conectar no eixo traseiro. O ônibus tem um carregador de 130 kW, numa capacidade de carregamento de 150 a 170 minutos”, comenta.

O propulsor é o EMC 1-2, tem potência contínua de 230kW a 1.750 rpm, torque de 2.200Nm a 0 rpm (curva plana em regime contínuo) e potência de pico de 300kW a 1.400 rpm. “No motor a combustão tradicional, o máximo torque é obtido após a aceleração contínua. Este elétrico é diferente. Ele já desenvolve o pico de torque em zero rotação, ou seja, assim que sair da imobilidade”, afirma Gallao.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
SVD na expansão!

SVD na expansão!

Grupo SVD expande suas operações com novo pátio de armazenamento e logística em São Borja (RS)

Referência Volare!

Referência Volare!

Macrobus inaugura unidade em Manaus para ser referência da marca gaúcha

Um ótimo negócio!

Um ótimo negócio!

Videira Implementos vende 25 furgões alumínio Carga Seca para a Transgoss

+ categorias