Marcando uma nova era do transporte coletivo de Sorocaba, o sistema BRT completa quatro anos com saldo positivo da operação. Desde a sua inauguração em 30 de agosto de 2020, mais de 63 milhões de passageiros foram beneficiados pelos serviços da empresa. A concessionária opera em 24 linhas e conta com 123 novos ônibus.
O BRT Sorocaba iniciou a sua operação em um momento de crise sanitária devido a pandemia da Covid-19 e, tal cenário, trouxe impactos para a sociedade como um todo. Em 2020, mesmo diante de um panorama delicado foi ativado o Corredor Itavuvu, o Terminal Vitória Régia e alguns corredores estruturais que permitiram transportar mais de 1.7 milhões de passageiros.
Em 2021, foi lançado o Corredor Ipanema, o Terminal São Bento e mais outros corredores estruturais complementares, fazendo com que essa marca subisse para mais de 10 milhões de passageiros (ano). Esse aumento significativo em comparação ao período anterior foi representado pela inauguração do segundo eixo Norte. Em 2020, o BRT começou a operar no final de agosto, ou seja, teve somente quatro meses para findar o ano.
Em 2022, o sistema atingiu a marca de mais de 15.4 milhões de passageiros ao longo do ano. Já em 2023, com a pandemia mais controlada e o retorno das pessoas às antigas atividades, o número subiu um pouco, totalizando mais de 15.6 milhões de passageiros.
E por fim, em 2024, com a conclusão e ativação do Corredor Estrutural Oeste e do Terminal Ipiranga, a empresa estima transportar o montante de mais 21 milhões de passageiros.
Para Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba, os quatro anos de operação apresentam números animadores e, segundo ele, focar na qualidade dos serviços e na experiência do cliente são primordiais para uma operação de sucesso. “Enxergamos a cidade pela perspectiva dos nossos clientes e tudo que fazemos é pensando neles. Já realizamos forró dentro do ônibus, estação em homenagem às mulheres, promovemos passeios com crianças e sempre estamos inovando em ações para atrair mais passageiros. Anualmente, realizamos uma pesquisa para avaliar o nível de satisfação dos serviços e, com isso, conseguimos medir o que está bom e o que podemos melhorar. Com o BRT, o sorocabano ganhou um sistema de mobilidade urbana moderno que oferece conforto, segurança e deslocamentos mais rápidos para todos, inclusive para pessoas idosas, cadeirantes ou com limitação motora”, frisa.
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