Mais segurança!
EPR Via Mineira realiza melhorias no Trevo de Moeda para aumentar a segurança na BR-040

Como parte do Plano de 100 dias de operação, que prioriza 42 ações imediatas para melhorar as condições da BR-040 e garantir a segurança dos usuários, a EPR Via Mineira, concessionária responsável pela administração da rodovia entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, iniciou na última semana uma série de intervenções no Trevo de Moeda, em Itabirito.

Segundo Eric de Almeida, diretor-executivo da EPR Mineira, motoristas que saem da região de Moeda e seguem em direção a Belo Horizonte, especialmente aos finais de semana, feriados ou horários de pico, enfrentam dificuldades para cruzar as faixas de tráfego e adentrar à rodovia devido ao fluxo intenso. “Havia um grande clamor de usuários, entes públicos e privados por maior segurança, em caráter de urgência. De acordo com as condições existentes na pista, com foco na segurança e fluidez, desenvolvemos uma série de intervenções rápidas que facilitam a travessia de quem vem da região de Moeda e acessa a rodovia, sem comprometer a fluidez dos usuários que trafegam pelo eixo da rodovia. Essa solução provisória ficará em vigor até que a obra definitiva, programada para o 6º ano do contrato, seja devidamente licenciada e concluída”, explica Almeida.

Com previsão de término no dia 6 de setembro, as obras contemplam melhorias de pavimento e na sinalização da via, utilizando a plataforma pavimentada existente para otimizar as pistas e criar uma faixa de aceleração mais segura para os motoristas que saem de Moeda. “As intervenções na sinalização contam com elementos como redutores de velocidade, dispositivos refletivos e um leve desvio do traçado à direita na pista Norte, no sentido Belo Horizonte, para direcionar o tráfego. Uma das faixas será convertida em faixa de aceleração para os motoristas que acessam a rodovia a partir de Moeda, contribuindo para uma integração mais segura e eficiente ao fluxo principal”, detalha Mauricio Cavalli, gerente de engenharia da EPR Via Mineira.

A nova sinalização contará com pintura de faixas com tintas de alta resistência à abrasão do tráfego, microesferas com alta refletância, Linhas de Estímulo de Redução de Velocidade (LERVs) e novas placas indicativas e de advertência, com o objetivo de mitigar o risco de acidentes no local. Já as obras de pavimentação utilizam asfalto borracha, que proporciona maior durabilidade ao pavimento e melhor aderência dos pneus com a superfície.

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