E vai chegar no ano que vem no mercado brasileiro a nova tecnologia da Cummins para controlar a pressão dos pneus nas carretas. O CalibrAR só se assemelha ao RodoAR no conceito, uma vez que a tecnologia da fabricante americana é mais robusta, eficiente e com maior durabilidade.
O aparato é alimentado pelo compressor de ar do implemento, que capta o ar excedente do compressor, passa por um processo de secagem e posteriormente o utiliza para distribuir para os eixos da carreta. O objetivo é manter a pressão ideal dos pneus, repondo automaticamente o ar em caso de vazamento, permitindo que o motorista continue dirigindo até chegar a um local seguro para os eventuais reparos, elevando a segurança de todos que convivem no trânsito.
Economia
O especialista da Cummins Drivetrain and Braking Systems, Renan Silveira, comenta que a Tecnologia proporciona até 1.5% de economia de combustível e cerca de 10% de aumento da vida útil do pneu. “O condutor não vai precisar ficar calibrando os pneus da carreta, uma vez que a tecnologia fara isso por ele”, completa.
Outra inovação desta tecnologia que eleva a segurança é o monitoramento e alerta térmico e de proteção contra o superaquecimento na ponta do eixo. O sistema, projetado para suportar temperaturas de até 160ºC, localizado na vedação do eixo, mantém o ar dentro da tubulação. Em caso de superaquecimento, faz com que o ar desvie o caminho, passando por pequenos orifícios na ponta do cubo, gerando um assovio característico, ou seja, um sinal claro e audível, permitindo que os operadores tomem medidas imediatas para evitar danos ao equipamento.
A tecnologia está sendo testada em diversos parceiros da Cummins e a previsão de lançamento é para o ano que vem. O cliente poderá optar pela compra do implemento com o CalibrAR ou mesmo realizar um retrofit. “Trata-se de um sistema que oferece uma combinação de segurança, economia e robustez, o qual elevará os padrões de eficiência das operações de frotas”, finaliza Silveira.
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