Caminhão remontável?
CMPC inova ao operar caminhão com tecnologia inédita no Brasil

A CMPC está com uma grande novidade em sua operação de transporte. Com modelo único no Brasil e desenvolvido especialmente para a multinacional, já está em funcionamento o caminhão remontável super bitrem, com capacidade para transportar 74 toneladas. Fruto de uma parceria com a empresa JSL, a novidade consiste em um veículo de 9 eixos com tecnologia para sobrepor uma carreta sobre outra. 

O veículo remontável tem realizado viagens para transporte de madeira entre Guaíba, na sede da empresa, e a região de São Gabriel, há mais de 300 quilômetros de distância da unidade, onde a empresa possui hortos florestais. A expectativa é ampliar a frota de super bitrens e ter 20 a 30 caminhões, operando em diferentes regiões do RS, nos próximos 12 meses.

O caminhão remontável super bitrem é uma alternativa ao tritrem, que possui duas carretas, mas só tem autorização para trafegar durante o dia. Com o super bitrem, é possível realizar o transporte de madeira com duas carretas e, após descarregar, o veículo é adaptado e transforma-se em uma carreta simples, o que o habilita a retornar para a origem durante a noite e reiniciar o ciclo no dia seguinte. Desta forma, a companhia reduz a utilização de caminhões extras, que complementavam as rotas na impossibilidade da circulação noturna de caminhões tritrem. 

A adoção do caminhão remontável oferece ganho em performance de giro e capacidade de carga 35% maior quando comparado a operação tradicional, o que possibilita que o veículo realize mais viagens no mesmo período de tempo. Além disso, a adoção do modelo permite que seja mensurada e reduzida a emissão de CO2 por m³, o que auxilia a companhia a tornar sua operação terrestre cada vez mais sustentável.

“Somos uma companhia atenta às inovações que possam ser implementadas e que gerem melhorias reais não só para nossa operação, mas também para o meio ambiente. Neste sentido, é muito gratificante estarmos implementando uma tecnologia inédita no Brasil e que assegura ganhos logísticos e redução na emissão de CO2 na atmosfera”, afirma Antonio Lacerda, diretor-geral de Celulose da CMPC no Brasil. 

O caminhão remontável também possui importantes dispositivos de segurança. A exemplo do ADAS, um sistema composto por vários componentes, sensores e controladores que, juntos, garantem o movimento correto e seguro do carro. E, ao mesmo tempo, informam o motorista sobre vários possíveis perigos na estrada. Além da adoção do sistema de câmeras internas e externas para acompanhamento das viagens, catracas automatizadas e aspersão para evitar poeiras para a comunidade.

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