Uma comitiva de representantes das empresas chilenas Nueva Llacolen, San Remo e Rengo Lientu visitou Cascavel (PR) para conhecer, in loco, o modelo de eletromobilidade integrado da cidade. Acompanhados pela TEVX Higer e Transitar, os visitantes conheceram os ônibus elétricos, o eletroterminal com capacidade para carregar até 15 ônibus simultaneamente, a usina fotovoltaica e os pontos de recarga rápida.
“O modelo de eletromobilidade integrado de Cascavel vai além da tecnologia e sustentabilidade, considera o dimensionamento adequado dos veículos ao peso, com impacto no pavimento e à demanda inicialmente projetada pelo Município, se tornando referência na América Latina com um dos projetos a serem replicados”, afirma Carlos Eduardo Souza, CEO da TEVX Higer.
Para Marcelo Barella, Diretor comercial da Higer para a América Latina, a repercussão do projeto de Cascavel em outros países mostra que o país está no caminho certo: “Cascavel tem um projeto completo que, além dos veículos Higer com alta tecnologia, integra um eletroterminal que já é visto como uma evolução dos primeiros projetos implantados e isso tem despertado o interesse de diversos operadores e cidades que visam replicar esse modelo bem-sucedido”.
A iniciativa de Cascavel, que conta com uma frota de 15 ônibus elétricos – 13 ônibus ‘padron’ de 13 metros e 2 articulados de 18 metros – demonstra que é possível conciliar desenvolvimento urbano com sustentabilidade.
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