Melhorando a infra!
Qualidade das estradas brasileiras chega ao índice mais alto da história

A retomada de investimentos na infraestrutura viária é marca forte dos últimos anos. Entre janeiro de 2023 e outubro de 2024 foram destinados mais de R$ 26 bilhões para ações de manutenção, conservação e construção das estradas do país, e os resultados já são perceptíveis. Em outubro deste ano o Brasil atingiu o maior patamar de toda a série histórica do Ministério dos Transportes no quesito qualidade das vias. Dos cerca de 60 mil quilômetros de estradas públicas, 75,1% foram classificadas como “boas”.

A situação das rodovias é medida pelo Índice de Condição da Manutenção (ICM), ferramenta utilizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) desde 2016. Ele é obtido a partir de um processo meticuloso de apuração, que envolve a filmagem in loco dos segmentos rodoviários com câmeras de alta precisão. Já a análise dos dados tem suporte do software DNIT-ICM que, por meio de Inteligência Artificial (IA), apresenta resultados matemáticos, excluindo interferências pessoais. O DNIT-ICM foi desenvolvido pela equipe do Labtrans da Universidade Federal de Santa Catarina, sendo validado cientificamente.

O ICM é calculado periodicamente, o que permite observar variações da malha ao longo dos anos. Para esse estudo, as coletas de dados acontecem com equipes em campo e não por amostragens, possibilitando que os resultados alcançados assegurem uma visão precisa da situação das rodovias nacionais, com o detalhamento por quilômetro para geração dos índices finais.

Melhoria

Os dados do ICM também permitem um olhar sobre as rodovias em péssimas condições de trafegabilidade. Conforme a série histórica, desde janeiro de 2023 esse percentual tem diminuído significativamente, saindo de 11% em dezembro de 2022 para 6% em dezembro do ano passado. No ICM de outubro deste ano, novos avanços. O total da malha federal classificada como “péssima” é de apenas 1,8% e a meta agora é zerar o quociente negativo.

De acordo com o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, ao longo de 2023 e 2024, a disponibilidade de recursos permitiu à equipe técnica alavancar as ações de manutenção. “Nesse período, conseguimos lançar as licitações para os trechos rodoviários que não estavam cobertos por contrato de manutenção rotineira, garantindo que 100% da nossa malha pudesse ser atendida. E ainda, em paralelo aos trabalhos de planejamento, conseguimos recuperar as nossas rodovias, melhorando de forma significativa a percepção do usuário ao trafegar”, frisou.

Regiões e estados

Dados regionalizados do ICM de outubro deste ano, mostram que o Centro-Oeste lidera o ranking com a melhor malha viária do país: 80,5% de estradas boas. Isso representa cerca de 7,3 mil quilômetros das rodovias da região. Enquanto isso, o Norte e o Nordeste aparecem tecnicamente empatados, com 77,7% e 77,2% da malha em boas condições, respectivamente. Ambas as regiões tiveram uma melhora expressiva no índice ao longo dos últimos 22 meses. Em dezembro de 2022 a classificação de “bom” da Região Norte era de 46% e a do Nordeste, de 54,2%.

O ICM também mostrou que os cinco estados brasileiros com a maior malha tiveram crescimento expressivo no índice “bom” em comparação com dezembro de 2022 e outubro de 2024. A Bahia (6.720 km) passou de 46,1% para 79%; Minas Gerais (5.247 km) de 42,2% para 58%; Rio Grande do Sul (4.860 km) melhorou de 56,9% para 69%; Pará (3.827 km) foi de 54% para 85%; e Mato Grosso (3.655 km), de 67,2% para 80%.

O diagnóstico aponta ainda que o Distrito Federal e 24 estados registraram aumento do índice. Vale destacar que Acre, Amazonas, Amapá, Sergipe, Maranhão e Santa Catarina tiveram uma evolução expressiva, uma vez que esses estados estavam com índice “bom” inferior a 40% em dezembro de 2022 e o levantamento atual revela que estão com 64%, 57,1%, 98,4%, 71,3%, 64,1% e 71,5%, respectivamente.

Com informações Ministério dos Transportes

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
É muito Mercedes!

É muito Mercedes!

Mercedes-Benz celebra marco histórico de mais de 4.000 caminhões vendidos por meio do Clube de Compras da Raízen

Baita concessionária!

Baita concessionária!

Volvo inaugura nova concessionária em Rio Verde (GO). Local tem 5.234,33 m² de area construída e 18 boxes

Primeiro enchimento!

Primeiro enchimento!

Vibra fará o primeiro enchimento de todos os caminhões da VW Caminhões com Vibra Diesel Renovável

+ categorias