Crescimento contínuo, sustentável e fidelizado. A Divisão de Veículos Comerciais da Ford, a Ford Pro, desde sua criação em 2021, vem fazendo bonito na América do Sul e principalmente no Brasil. E os números falam por si só. Os comerciais já representam 22% das vendas na região com ótimos 19 mil exemplares vendidos no ano passado.
Por aqui, as vendas cresceram cerca de 15% este ano até setembro, com 4.500 unidades. A Ford oferece um amplo portfólio de veículos comerciais para os diferentes tipos de clientes e usos, incluindo a linha Transit para transporte de carga e passageiros, e as versões da Ranger voltadas ao trabalho.
“Tais resultados nos deixam muito otimistas para continuar a investir em todas as áreas do negócio, tanto na linha de produtos como nas fábricas, depósitos de peças, rede de concessionárias, treinamento, conectividade e serviços para construir um relacionamento cada vez mais sólido com os clientes e oferecer máxima rentabilidade para o seu negócio”, afirma Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.
E-Transit
De olho na mobilidade sustentável, a marca trouxe a E-Transit totalmente elétrica nas versões Furgão e Chassi (com capacidade de até 15 m³ no furgão e de até 21 m³ na chassi) no início deste ano e, atualmente, é líder do segmento de furgões elétricos com até 5 t e acima de 6 m³ de capacidade de carga.

Um dos grandes clientes é o Mercado Livre, com mais de 300 veículos incorporados à sua frota. A meta é atingir também pequenos frotistas, principalmente devido ao custo total de operação 40% menor comparado aos veículos a combustão. “A eletrificação é uma tendência que começa a ser adotada por grandes empresas, devendo chegar também aos médios e pequenos clientes num segundo momento”, confirma Lastra.
Locação
Outro nicho que a montadora está aumentando seu volume de negócios é a assinatura de veículos. Por meio do Ford Go Frotas, lançado no início de 2023, os clientes têm à sua disposição todos os modelos da Transit e Ranger XL e XLS.
O negócio está indo tão bem que atualmente são mais de 500 veículos alugados em operação, principalmente de clientes do setor logístico e e-commerce. De acordo com Victor Coelho, supervisor de mobilidade e novos negócios da Ford Pro, as vantagens são inúmeras para qualquer negócio.

“Além dos custos como IPVA, seguro, manutenção e licenciamento, o cliente, a partir do momento que não precisa investir no custo da aquisição do veículo, pode realocar esse montante para outras áreas da empresa. Ele faz com que seu negócio cresça de forma sustentável, podendo focar somente no seu negócio. Da frota, quem cuida somos nós. Todo cliente comercial que faz a conta do custo de propriedade do veículo atinge de 20% a 30% de eficiência na modalidade de locação”, conclui.
E para 2025 tem mais. Além da expectativa de crescimento de 40% no segmento de locação, a marca vai apresentar a nova Transit, prevista para chegar ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2025, com novidades tecnológicas focadas em continuar otimizando o custo operacional e entregar cada vez mais segurança para o cliente comercial. Vale lembrar que a Ford Pro também exibiu na Fenatran deste ano a Ranger Cabine Simples, que permite maior versatilidade de adaptação para o segmento de trabalho. Um ano para celebrar não?







0 comentários