A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) é parceira do Ministério dos Transportes no Programa Rodovida, lançado na última segunda (16), em Brasília. O objetivo é ampliar a segurança nas estradas brasileiras no período de final de ano, férias e Carnaval. Até o dia 9 de março, o foco das autoridades de trânsito será o respeito aos limites de velocidade, com destaque para ações de conscientização aos condutores em meios de comunicação e também contra o transporte clandestino de passageiros.
Neste ano, o tema da campanha é “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. Ao longo da mobilização, estão previstas ações voltadas ao respeito aos limites de velocidade, ao enfrentamento à embriaguez ao volante, além da proteção dos motociclistas e aos profissionais que atuam no trânsito.
A conselheira da Abrati, Leticia Pineschi, participou do lançamento do programa, em Brasília, e explica que a instituição soma esforços nessa mobilização com ações contra o transporte clandestino de passageiros.
“O Rodovida é uma iniciativa essencial para promover a segurança no trânsito e, neste ano, serão realizadas ações voltadas aos profissionais que diariamente contribuem para a mobilidade responsável e eficiente em nosso país. E no que se refere aos clandestinos, precisamos de ações conjuntas para coibir práticas que colocam vidas em risco e prejudicam empresas que operam dentro da lei. Investir em ações como essas é investir nas pessoas e na sustentabilidade do transporte nas estradas”, destacou a conselheira da Abrati.
No evento de lançamento, o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, destacou a importância das ações do programa estarem mais focadas em temas essenciais à segurança, como o espeito à velocidade das vias, por exemplo. “Agora, tentamos focar em um tema específico, que é o da velocidade. É um fator de risco, que acolhe boa parte dos meios de transporte e é responsável por grande parte dos sinistros fatais de trânsito, não só no Brasil, mas no mundo”, assinalou.
0 comentários