O Grupo CCR está investindo na aquisição de veículos híbridos e elétricos para iniciar o seu projeto de eletrificação de veículos que compõem a frota operacional em circulação em seus 3,6 mil quilômetros de rodovias. A iniciativa é mais um passo na estratégia mais ampla da Companhia para reduzir a pegada de carbono de suas operações em rodovias, aeroportos e mobilidade urbana, com vistas a se tornar neutra em carbono em escopos 1 e 2 até 2035.
O projeto tem início com a introdução de três veículos 100% elétricos na frota operacional CCR AutoBAn. Ao longo das próximas semanas, os usuários do Sistema Anhanguera-Bandeirantes poderão contar com o suporte operacional de versões elétricas de um guincho leve (modelo JAC IEV1200T PLUS), um veículo de inspeção de tráfego (JAC IEV330P) e uma viatura de resgate (JAC E-JV12), que estão preparados para iniciar a circulação nas rodovias.
Os novos veículos irão operar na base operacional do km 14 sul – sentido Capital – da Via Anhanguera (SP-330), em São Paulo. Inclusive, esta será a primeira base de uma rodovia no Brasil com frota 100% elétrica. Outro detalhe conectado à redução da pegada de carbono é que os desencarceradores das viaturas de resgate, equipamentos usados no resgate de vítimas presas em ferragens, também são elétricos ao invés dos tradicionais a combustão.
Outros dois automóveis híbridos, modelo Ford Maverick, também serão incorporados à frota da CCR Rodovias e irão circular pela BR-163/MS, administrada pela CCR MSVia, e pela Via Dutra (BR-116), operada pela CCR RioSP, para realizar o serviço de inspeção de tráfego. Cálculos da Companhia indicam que a incorporação dos cinco veículos, substituindo modelos antigos movidos a combustão fóssil, reduzirá as emissões de gases de efeito estufa da frota operacional da plataforma em cerca de 70 toneladas de gás carbônico (CO2) por ano.
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