Procura-se motoristas!
JSL cria Escola de Motoristas para estimular a entrada de novos profissionais na logística

A JSL de olho na falta de condutores no mercado  abre inscrições para o programa Escola de Motoristas. Em resposta à escassez de novos profissionais motoristas e carreteiros por todo o país, o projeto piloto acontece no Mato Grosso do Sul, na operação da empresa com a Suzano, e busca capacitar 20 profissionais – homens e mulheres que querem ingressar no mercado de trabalho como carreteiros.

De acordo com dados do Registro Nacional de Condutores Habilitados, fornecidos pelo SENATRAN, houve uma diminuição drástica de aproximadamente 1,1 milhão de motoristas entre 2013 e 2023, o que mostra uma queda de 20% em uma década. “Diante deste cenário, nós, como empresa empregadora que valoriza o papel essencial dos nossos colaboradores para o crescimento e sucesso da organização, criamos a Escola de Motorista com o objetivo de capacitar e treinar integralmente novos profissionais que buscam oportunidade para ingressar no mercado de trabalho”, conta Ramon Alcaraz, CEO da JSL.

A expectativa é que a Escola de Motorista forme cerca de quatro turmas por ano, em diferentes regiões do país, de acordo com a necessidade em encontrar novos profissionais nas localidades. Até o momento, 60 vagas já foram confirmadas a nível nacional. Para participar, é preciso possuir CNH na categoria E válida com EAR (Exerce Atividade Remunerada), ter disponibilidade de turnos e não é necessário ter experiência na função.

Os candidatos aprovados contarão com 374 horas totais de aprendizado, sendo 98 horas ministradas pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), com formação teórica em segurança no trabalho, legislação de trânsito, comportamento profissional e gestão de transporte.

“O regime da Escola de Motorista será bastante flexível, de acordo com as necessidades de cada região; alguns locais, por exemplo, demandam subsídio para que os profissionais façam a troca de categoria na CNH, e faremos isso a fim de aumentar ainda mais a adesão dos interessados”, ressalta Ramon. Com uma jornada sustentável em expansão, a JSL tem responsabilidade em impulsionar o desenvolvimento do país ao atender os mais importantes setores da economia e contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
De vento em popa!

De vento em popa!

Ford cresce acima do mercado em 2025 e anuncia 20 novas ações de produto

Compra caseira!

Compra caseira!

Marcopolo negocia 70 ônibus com a Viação São Gabriel

+ categorias