Em um setor dinâmico e altamente competitivo como o de transporte e logística, a eficiência é crucial para o sucesso do negócio. Nesse cenário, a BBM Logística está acelerando seu programa de transformação para minimizar desperdícios em todos os processos e maximizar o valor para o cliente, tornando as rotinas de trabalho mais dinâmicas e melhorando significativamente a eficiência operacional.
A iniciativa da BBM, que é fundamentada na metodologia Lean e nos pilares do World Class Manufacturing (WCM), tem como objetivo alinhar as operações às melhores práticas globais do setor logístico. Ao eliminar desperdícios e simplificar processos, a BBM prevê produzir mais com menos recursos, reduzindo custos e aumentando a capacidade de atender à demanda do mercado de forma rápida e eficaz.
Na prática, a BBM quer identificar e eliminar desperdícios em todas as etapas da cadeia de suprimentos, desde o armazenamento até a entrega final. Como resultado, a ideia é, dentre outros aspectos, buscar a redução do tempo de espera nos armazéns, a otimização das rotas de transporte, a minimização do tempo de inatividade dos veículos e a melhoria da precisão no processamento de pedidos.
Criado em 2023, o programa de excelência operacional e cultural BBM Lean tem como base a melhoria contínua, a eliminação de desperdícios e atividades que não agregam valor, a redução de custos e o maior engajamento das pessoas na busca de solução de problemas. Porém, foi a partir de 2024, com a entrada da nova liderança na companhia, que o programa passou a ser uma prioridade na BBM.
“Já tínhamos um movimento para alavancar a metodologia Lean e movimentos de implantação de melhorias sob o conceito de Kaizen. O foco inicial foi voltado para a gestão de lideranças das áreas de negócio e operacionais. Agora, com a estruturação dos pilares do WCM, suportados pela metodologia Lean, vamos acelerar as melhorias com o objetivo de impactar todas as filiais, áreas corporativas e de suporte da BBM ao longo dos próximos meses e anos”, diz Agapito Sobrinho, CEO da BBM Logística.
Para Agapito, nos últimos meses, houve um mudança de mindset em toda a companhia com foco na satisfação do cliente e, segundo ele, isso só foi possível graças ao uso da metodologia Lean como base para o programa de melhorias, além de uma disseminação interna mais forte sobre a importância da excelência na execução do trabalho para o negócio como um todo.
“Sem dúvida, um aspecto fundamental do BBM Lean é o foco no valor agregado para o cliente. Ao eliminar atividades que não agregam valor ao produto ou serviço final, oferecemos produtos de melhor qualidade a preços mais competitivos. Além disso, estaremos ainda mais aptos a desenvolver produtos e serviços que atendam melhor às expectativas de cada cliente”, explica Agapito.







0 comentários