Que fila?
80% dos estudantes  de Florianópolis já usam tecnologia que elimina filas no recadastramento

O transporte público coletivo de Florianópolis (SC) passou por uma transformação nos últimos dois anos. Com a implantação dos sistemas SI.GO, Sigom Telemetria e Console do Motorista, desenvolvidos pela Empresa 1, centro de inovação em mobilidade urbana, a cidade modernizou sua operação, garantindo mais segurança, eficiência e conforto para passageiros e motoristas. A iniciativa já é uma referência de tecnologia aplicada de maneira estratégica no transporte urbano, com resultados concretos e perceptíveis no dia a dia da população.

Até pouco tempo atrás, o início do ano letivo em Florianópolis era sinônimo de filas intermináveis para estudantes que precisavam recadastrar o cartão de transporte. Agora, só é necessário atualizar as informações, recadastrando a conta online direto no aplicativo com as informações que comprovam a matrícula em uma instituição de ensino, sem a necessidade de se deslocar ao ponto de apoio. Ao revalidar o cadastro, o cartão segue em funcionamento.  

Isso foi possível a partir da escolha do Grupo Gestor, Consórcio Fênix, ao escolher aprimorar tecnologias da Empresa 1, integrando a ferramenta SI.GO ao aplicativo Floripa no Ponto. A solução facilitou o recadastramento de estudantes beneficiários de descontos sem sair de casa, além de outros serviços de bilhetagem de forma digital. “Quando a gente entrou com o recadastramento online, tudo mudou. É como se nosso sistema tivesse finalmente chegado no século XXI”, resume Marcos Lopes, do Grupo Gestor.

A aceitação foi rápida. Segundo Aloísio Formento, Gerente Financeiro da Passe Rápido, nos três primeiros meses de uso do aplicativo, entre 20% e 30% dos estudantes já haviam feito o processo online. Hoje, esse número chega a 80%. “O SI.GO está consolidado aqui no município, a gente não se enxerga mais sem ele”, reforça.

Para o CEO da Empresa 1, Marcos Maciel, ajudar a cidade Florianópolis a se tornar uma cidade mais inteligente é mostrar que inovação e o transporte público podem caminhar juntas. “Nosso compromisso é seguir desenvolvendo tecnologias que tornem o transporte público mais ágil, sustentável e acessível, contribuindo para que Florianópolis seja referência em mobilidade urbana no Brasil”.

Outro ponto da modernização foi a implementação do sistema de Telemetria, que monitora em tempo real o comportamento dos veículos e motoristas, garantindo mais segurança e padronização na operação. “Existe um veículo que está fazendo um consumo ruim de alguma peça. A primeira pergunta que vem à cabeça é: por causa do carro ou do motorista? A Telemetria nos permite fazer essa divisão”, explica Marcos Lopes.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Cheirinho de novo!

Cheirinho de novo!

Viação Cometa deixa tudo novinho nas rotas para o interior paulista

Diesel aditivado!

Diesel aditivado!

V-Power Diesel é o novo combustível aditivado da Shell

+ categorias