Perfil do TRC!
Perfil do trabalhador do transporte revela maioria masculina, aponta CNT

Quatro em cada cinco profissionais que atuam no setor de transporte no Brasil são homens, e a maioria tem ensino médio completo. Esses são alguns dos dados do Painel CNT do Perfil do Trabalhador no Transporte. O estudo analisa mais de 2,8 milhões de vínculos empregatícios no setor, com base na Rais (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho e Emprego.

O levantamento aponta um setor majoritariamente masculino (81,1%), com predominância de profissionais na faixa etária entre 30 e 69 anos, que concentra mais de 2,2 milhões de trabalhadores. O transporte rodoviário de cargas se destaca como o principal segmento, respondendo por mais de 1,3 milhão de vínculos ativos (46,6% do total).

A diretora executiva interina da CNT, Fernanda Rezende, destaca que o transporte é reconhecido como estratégico para o Brasil por movimentar todos os setores da economia e conectar regiões. “Os dados do Painel CNT reforçam esse papel ao evidenciar o enorme potencial das empresas de transporte na geração de empregos e oportunidades para a população brasileira”, afirma.

No quesito escolaridade, o ensino médio completo é o nível mais comum entre os trabalhadores do setor, abrangendo mais de 1,7 milhão de profissionais (63,3%). O estudo também revela que 243,3 mil trabalhadores têm o ensino fundamental incompleto ou não tem escolaridade, dado que reforça a necessidade de avanços na qualificação. Em contrapartida, 258,5 mil têm ensino superior completo, e pouco mais de 3.000 têm mestrado ou doutorado.

Em relação à rotatividade, enquanto 443,7 mil profissionais (15,7%) permanecem no mesmo emprego há mais de dez anos, cerca de 270 mil têm menos de três meses de vínculo. Outros 410,8 mil estão empregados entre seis e 12 meses, sinalizando baixa estabilidade em boa parte das funções no setor.

O Sudeste concentra a maior parte dos empregos no transporte, com destaque para São Paulo, que soma quase 900 mil vínculos ativos (31,8%). Minas Gerais e Rio de Janeiro também aparecem entre os estados com o maior número de profissionais. As regiões Sul e Nordeste somam, respectivamente, 533,2 mil (18,9%) e 368,3 mil (13,1%) vínculos.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
De vento em popa!

De vento em popa!

Ford cresce acima do mercado em 2025 e anuncia 20 novas ações de produto

Compra caseira!

Compra caseira!

Marcopolo negocia 70 ônibus com a Viação São Gabriel

+ categorias