É muito passageiro!
Entre chegadas e partidas, motoristas do BRT Sorocaba transportam mais de 80 mil passageiros/dia

Motoristas do BRT Sorocaba são responsáveis pela condução de mais de 80 mil passageiros em dias úteis e a marca exige habilidades que vão além da técnica e do conhecimento de direção. Na semana comemorativa do Dia do Motorista (25/7), a concessionária destaca a mobilidade urbana feita por quem conduz o ônibus e o que é necessário para atuar no sistema. 

Para estar apto a função de motorista dentro do sistema BRT é necessário que o profissional tenha carteira de habilitação na categoria D ou E, e passe por treinamentos de direção defensiva e preventiva, legislação, ⁠mecânica básica, telemetria teórica e prática, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (⁠LGPD) e Compliance – Lei Anticorrupção e Código de Ética e Conduta. 

Do ponto de vista técnico, esses são os atributos para assumir uma vaga de condutor, porém se engana quem pensa que promover o transporte é apenas saber dirigir e conhecer sobre a legislação. De fato, isso também faz parte do pacote, mas um motorista BRT é convidado a desenvolver habilidades de acolhimento, empatia e fraternidade diariamente. Afinal, ele conduz pessoas, histórias, sonhos e destinos. Algo único! 

Todo motorista um dia já foi passageiro e ele/ela sabe muito bem como é estar do outro lado. Um dia foram cuidados, hoje, eles cuidam. Bárbara Rodrigues, gestora de Recursos Humanos, explica que os motoristas são estimulados a aplicar a mobilidade humana na prática, ou seja, a pessoa é o centro do cuidado e dos serviços, garantindo uma experiência de qualidade desde o momento do embarque até o final do trajeto. “Nossas equipes embarcadas ou em solo estão sempre preparadas para escutar e apoiar a todos sempre com atenção e gentileza. Isso faz toda diferença e também ajuda a ter um ambiente sempre leve e mais acolhedor. Convidamos o profissional a ter uma dose extra de humanidade e seguimos preservando vidas”, frisa.  

Na atual operação são 118 veículos circulando em 24 linhas e a cada passageiro que embarca traz uma história com alegrias, dores e muitos destinos. Não dá para saber o que acontece com as mentes e os corações das pessoas no ônibus, mas dentro do transporte os objetivos se encontram. Todos desejam chegar ao seu destino e, é aí que entra o papel tão importante do motorista. Por isso, ele é direcionado a desenvolver o seu trabalho com calma, empatia e carregar a compaixão para o dia-a-dia do transporte.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Maior capacidade!

Maior capacidade!

Concessionária inicia estudos para ampliar capacidade de 70 km da BR-381 em MG

Marco Legal aprovado!

Marco Legal aprovado!

Comissão da Câmara aprova o novo Marco Legal do Transporte Público

Para elétricos!

Para elétricos!

Frigo King lança eFlex Light para operar com veículos elétricos com ePTO

+ categorias