Nas rodovias federais do estado da Bahia, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está executando a manutenção de Obras de Arte Especiais (OAEs) na BR-030/BA, BR-101/BA e BR-415/BA, por meio do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE). A expectativa é que, ao todo, 38 estruturas sejam beneficiadas.
Dentre as estruturas contempladas no contrato, as equipes da autarquia já concluíram os serviços em nove empreendimentos da BR-101/BA em trecho compreendido entre os municípios de Ubaitaba e Itabuna. As intervenções beneficiaram as pontes sobre os rios Contas, Almada, Jundiba, do Braço, Areia Norte, Cachoeira e Rio Pardo. Além do pontilhão sobre o Rio Barra de Viçosa e o viaduto sobre a RFFSA I.
Para a realização das melhorias nas OAEs, foram executados serviços de manutenção necessários ao cumprimento da vida útil das estruturas. Conforme as ações previstas no contrato, foram executadas ações de reparo de elementos de concreto armado (recomposição de armaduras, aplicação de concreto convencional ou projetado), limpeza e/ou substituição de junta de dilatação, limpeza de aparelhos de apoio, reparo ou recomposição de guarda-rodas ou guarda-corpos, entre outros.
O Departamento dará continuidade à execução dos serviços de manutenção preventiva nas demais OAEs, conforme a demanda de adequação contratual que, atualmente, encontra-se em processo de análise e formalização. A estimativa é que as atividades sejam concluídas no final do segundo semestre de 2025.
A BR-101 cruza a Bahia, margeando o litoral, fazendo a conexão com Sergipe e demais estados do Nordeste ao Sul do País, passando pela região Sudeste. As melhorias realizadas garantem uma boa trafegabilidade e agilidade no deslocamento dos cerca de 12 mil veículos que utilizam diariamente o segmento contemplado.
Com informações Dnit







0 comentários