O Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) mudou a capacitação do Pare, Olhe, Acene para um formato 100% digital. Com o curso de formação de multiplicadores disponível online – pvst.com.br/pareolheacene – o objetivo é ampliar o alcance da atividade e contribuir para a redução de sinistros envolvendo um dos públicos mais vulneráveis no trânsito: as crianças.
O Pare, Olhe, Acene é uma iniciativa mundial do Grupo Volvo voltada à educação no trânsito de crianças entre 6 e 10 anos. A ação reforça a importância de parar, olhar e acenar antes de atravessar ruas e avenidas, destacando especialmente os pontos sem visibilidade nos veículos, a importância do “ver e ser visto” e o uso seguro da faixa de pedestres. Criada há uma década, a campanha já impactou centenas de milhares de pessoas em mais de 30 países. No Brasil, aproximadamente 10 mil crianças já passaram pela atividade, principalmente em escolas do ensino fundamental.
“A segurança é um dos valores fundamentais da Volvo e integra a estratégia de sustentabilidade da marca. Está presente nas práticas adotadas em nossas fábricas, em nossos produtos e serviços e em nossa contribuição à sociedade. Nossa visão tem como ideal de futuro o ‘Zero Acidentes’ fatais envolvendo os veículos que fabricamos. O Pare, Olhe, Acene é uma de nossas iniciativas nessa direção”, assegura Anaelse Oliveira, coordenadora do PVST.
Problema nacional
Acidentes de trânsito são uma das principais causas de mortes infantil no Brasil.
De acordo com dados do DATASUS, compilados pelo Observatório Nacional de Trânsito, em 2023, 878 crianças de 0 a 14 anos morreram em sinistros de trânsito no País. Destas, 201 eram pedestres e 69 estavam de bicicleta.
O número de feridos também é expressivo. Segundo a organização Aldeias Infantis SOS, também com base em informações do DATASUS, 11.925 crianças de 0 a 14 anos foram internadas com lesões decorrentes de acidentes de trânsito naquele mesmo ano.







0 comentários