Fundada em 28 de agosto de 1996, a Foton celebra hoje 29 anos de história, consolidada como uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo. A empresa comemora quase três décadas de crescimento contínuo, inovação tecnológica e grandes investimentos em sustentabilidade. Desde o começo de sua trajetória, já comercializou mais de 12 milhões de veículos globalmente e se tornou a maior exportadora de veículos comerciais da China.
Hoje, a Foton tem presença em mais de 130 países, incluindo 20 nações nas Américas. Conta com 45 fábricas instaladas em 15 países e emprega mais de 30 mil pessoas. Seu portfólio inclui caminhões semileves, leves, médios, semipesados, pesados e extrapesados, além de ônibus, vans, picapes e uma ampla variedade de veículos híbridos e elétricos, refletindo o compromisso da empresa com a mobilidade sustentável.
A trajetória da companhia passa por marcos importantes. Em 1998, apenas dois anos após sua criação, já se destacava como uma das principais fabricantes de caminhões da China.
Em 2004, com menos de 10 anos de existência, alcançou 1 milhão de veículos produzidos e diversificou sua oferta de produtos, incluindo ônibus e vans no portfólio. Parcerias estratégicas reforçaram seu crescimento: em 2007, começou a desenvolver com a Cummins eficientes motores a diesel.
Em 2012, firmou parceria com a Daimler para produzir novos modelos do caminhão pesado Auman, combinando expertise e tecnologia para criar produtos premium de alta performance. Em 2017, com a ZF, começou a desenvolver sistemas de transmissão de última geração. Ao mesmo tempo, avançou em eletrificação, tornando-se pioneira na produção de caminhões e ônibus elétricos e híbridos.
Em 2021, a Foton alcançou a marca de 10 milhões de veículos vendidos e, em 2025, superou as 12 milhões de unidades produzidas e comercializadas.
Brasil
A Foton está presente no Brasil em quase metade de sua história, desde 2011. Hoje, sob administração direta da matriz chinesa, vende no País os caminhões leves Aumark S 715 (PBT de 7 toneladas) e S 916 (PBT de 9 toneladas), o caminhão médio S 1217 (PBT de 11,5 toneladas), o semileve 100% elétrico iBlue (PBT de 6 toneladas) e o semipesado Auman D 1722 (PBT de 16 toneladas), além dos veículos urbanos de carga Aumark S 315 (PBT de 3,5 toneladas) e as picapes Tunland.
Em abril de 2025, a Foton inaugurou uma linha de montagem de caminhões em Caxias do Sul (RS). Foi nesta planta que a empresa produziu seu veículo número 12 milhões, reforçando a importância do Brasil nas operações da marca.







0 comentários