E a Transit “60ssentou”!
Ford comemora 60 anos da Transit com mais de 13 milhões de unidades produzidas

E tem celebração e das grandes para a Ford. A marca comemora “só” 65 anos da Transit. O sucesso é tamanho que o utilitário já teve mais de 13 milhões de unidades produzidas até hoje.

Ao longo de suas quatro gerações, a Transit trouxe seguidas inovações para o segmento. Ela começou a ser produzida em 9 de agosto de 1965, no Reino Unido, e com o crescimento da demanda logo passou a ser montada também em outros países, como Bélgica, Turquia, Holanda e Austrália.

O piso de carga plano, com mais espaço e facilidade para o carregamento, e o motor dianteiro, que proporciona uma experiência de direção semelhante à de um carro, foram desde o início diferenciais importantes da van da Ford diante das concorrentes. Com várias opções de modelos para carga e passageiros, ela ficou conhecida por atender desde pequenos empreendedores até grandes frotas e teve um papel importante no crescimento econômico do continente europeu.

Quatro gerações

A primeira geração da Transit, equipada com motores V4 ou V6 a gasolina, ou diesel de quatro cilindros em linha, foi a que permaneceu mais tempo no mercado sem grandes alterações, até a primeira remodelação em 1977.

Utilitário caiu nas graças do mercado global com mais de 13 milhões de unidades fabricadas

A segunda geração, lançada em 1986, trouxe o chamado design “one-box”, com para-brisa e capô inclinados praticamente no mesmo ângulo, e suspensão dianteira independente. A terceira geração, em 2000, seguia o design New Edge, também adotado em modelos como o Focus e o Ka, e tinha como principal inovação a oferta de tração dianteira ou traseira.

Com a quarta geração, lançada em 2013, a Transit tornou-se um produto global. Ela estreou na América do Norte em 2014, substituindo a linha E-Series, e logo assumiu a liderança do segmento, que mantém até hoje. Na Europa, também é a van mais vendida da última década.

América do Sul

Hoje a linha Transit é formada pelas versões minibus, furgão, chassi, vidrada e a elétrica E-Transit na América do Sul, totalizando 22 modelos e mais de 60 configurações, que podem ser implementadas por empresas parceiras modificadoras certificadas pela Ford.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
De vento em popa!

De vento em popa!

Ford cresce acima do mercado em 2025 e anuncia 20 novas ações de produto

Compra caseira!

Compra caseira!

Marcopolo negocia 70 ônibus com a Viação São Gabriel

+ categorias