E o consórcio para veículos pesados vem ganhando cada vez mais adeptos. O número de participantes ativos saltou de 335 mil em 2019 para 843 mil em 2024, um crescimento de mais de 150%. O modelo oferece previsibilidade financeira e vem ajudando transportadores a planejar a renovação de seus veículos em um setor altamente competitivo.
Para Fernando Lamounier, educador financeiro e sócio executivo da Multimarcas Consórcios, o setor de veículos pesados representa um investimento significativo tanto para as empresas do setor quanto para motoristas, o que torna o consórcio uma alternativa atraente para a aquisição dessas ferramentas. “Embora existam opções de financiamento, os altos juros tornam-nas muitas vezes inviáveis. Já o consórcio se ajusta perfeitamente às necessidades do setor, conquistando uma crescente credibilidade. Por isso, cada vez mais, os consumidores, ao planejar suas compras, optam por essa modalidade como uma solução econômica para alcançar seus objetivos”, afirma o especialista.
O transporte rodoviário brasileiro vive uma fase de transição. Ao mesmo tempo em que precisa valorizar os caminhoneiros e atrair novos profissionais, também busca acelerar a renovação da frota e acompanhar tendências de inovação. Iniciativas com caminhões elétricos e movidos a biocombustíveis começam a surgir e indicam os próximos passos de uma atividade que, mais do que nunca, precisa conciliar produtividade, segurança e sustentabilidade.
O consórcio, além de ser uma opção viável em tempos de incerteza econômica, reforça seu papel como aliado indispensável para a modernização da frota e para o fortalecimento de um setor vital à economia brasileira”, finaliza o especialista.







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