A Fretebras anuncia o lançamento do “Chat Fretebras” para que as negociações entre caminhoneiros e empresas ocorram totalmente dentro de sua plataforma.
Seguindo o exemplo de empresas como Mercado Livre e Amazon, agora as negociações realizadas na Fretebras vão sair de vias paralelas de aplicativos de mensagem, como Whatsapp, e acontecer no próprio ambiente do marketplace para evitar golpes de terceiros e fraudes que fogem do controle da companhia.
Cerca de 85% de todas as denúncias que envolvem o nome da Fretebras como roubos ou furtos na realidade aconteceram fora do ecossistema da empresa. “Agora o fraudador não conseguirá se passar por um motorista para roubar uma carga porque as conversas serão em nosso chat interno, ou seja, será um motorista realmente cadastrado na plataforma e aprovado por nós falando com a empresa transportadora que também já foi verificada”, explica Federico Vega, CEO da Fretebras.
As negociações que acontecem fora da plataforma continuam sem interferência da Fretebras, o que impede o combate à criminalidade. Por isso, a empresa propôs essa mudança de hábito, de processo nas contratações e fechamentos de fretes, para que tenha maior controle dos usuários e assim evitar possíveis golpes.
De acordo com dados da NTC&Logística, o prejuízo por ano com roubo de carga está estimado em mais de R$ 1,2 bilhão, com mais de 10 mil ocorrências registradas somente no ano de 2024, afetando não só empresas e caminhoneiros, mas também o consumidor final.
Já são mais de 13 mil transportadoras com o chat disponível, com a expectativa que seja liberado o sistema para todos os clientes e parceiros até junho deste ano. “Apesar dessa tecnologia não ser novidade, é algo totalmente disruptivo para o setor de transporte rodoviário de cargas, já que muda a dinâmica do dia a dia dos operadores de carga para contratarem motoristas com mais segurança, evitando fraudes no processo”, comenta Vega.







0 comentários