A Motiva acaba de firmar uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica para criar o seu primeiro corredor ecológico. A Companhia vai destinar cerca de R$ 1 milhão em um projeto voluntário de restauração florestal para recuperar 16 hectares na Mata Atlântica em área prioritária entre as bacias hidrográficas do Médio Tietê e Médio Paraíba do Sul, na região do Vale do Paraíba. A iniciativa faz parte das ações da Motiva para avançar na agenda de preservação e conservação da biodiversidade nos territórios em que está presente.
Pelos termos do acordo, a SOS Mata Atlântica irá atuar como o parceiro técnico para viabilizar o corredor. A organização será responsável pela definição da área a ser recuperada, bem como pela restauração, monitoramento e ações de engajamento com a comunidade local. Ao todo, serão plantadas cerca de 40 mil mudas de árvores nativas do bioma neste projeto, que tem perspectiva de expansão no médio e longo prazo. O anúncio da parceria ocorreu hoje no evento de sustentabilidade do Motiva 2035, realizado em São Paulo.
“O tema da biodiversidade tem uma forte conexão com as mudanças climáticas em curso, na medida em que a conservação e preservação das florestas ajuda a regular a temperatura global e, por consequência, reduz o risco climático. Ao longo de 2025, a Motiva vem avançando nesta frente ao assumir compromissos públicos de proteção ao meio ambiente, e a parceria com uma instituição tão reconhecida como a Fundação SOS Mata Atlântica nos ajuda a transformar esses compromissos em realidade”, afirma o vice-presidente de Inovação, Tecnologia, Risco e Sustentabilidade da Companhia, Pedro Sutter.
A previsão é de que o plantio das 40 mil mudas de árvores de espécies nativas ocorra durante o próximo período de chuvas, entre outubro de 2025 e março de 2026.







0 comentários