Quase pronta!
Reabilitação da ponte de Igapó, no Rio Grande do Norte, alcança 95% de execução

As obras de reabilitação do Complexo viário de Pontes Presidente Costa e Silva (Pontes de Igapó), sobre o Rio Potengi, na BR-101/RN, que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está executando, alcançaram 95% de avanço físico. A recuperação da Obra de Arte Especial (OAE), localizada no município de Natal, promoverá condições mais seguras de trafegabilidade e fortalecerá a estrutura social e econômica de toda região. A intervenção conta com um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, por meio do Governo Federal.

Com a margem avançada de execução, as equipes da autarquia já atuaram no reforço das fundações e na recuperação da superestrutura que é composta por faixas de rolamento, passeios de pedestres e juntas de dilatação. Também foram executados o reforço das estacas, blocos e pilares, substituição de aparelhos de apoio, demolição de elementos deteriorados e reforço das vigas.

A reabilitação da ponte de Igapó conta ainda com a implantação de uma estrutura cicloviária, em conformidade com a legislação vigente, garantindo maior acessibilidade e segurança aos ciclistas. A conclusão da intervenção ocorre após a execução dos serviços de recomposição ambiental e sinalização viária. As atividades em andamento não interferem no fluxo de trânsito, garantindo que a circulação de veículos e pedestres esteja completamente liberada.

As intervenções de reabilitação em Obras de Arte Especiais são gerenciadas pelo Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE). Programa do DNIT que atua com o objetivo de eliminar deficiências estruturais e funcionais de pontes, túneis, viadutos e passarelas. As intervenções ampliam a vida útil das estruturas e aumentam sua capacidade de suporte, especialmente em obras com níveis comprometidos de conservação e grande relevância para a malha rodoviária federal.

Com informações Dnit

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Previnindo acidentes!

Previnindo acidentes!

Sumitomo Rubber cria “sexto sentido” para caminhões que previne acidentes

IA beneficia e muito!

IA beneficia e muito!

IA promete reduzir até 70% dos riscos nas estradas e elevar a competitividade do transporte rodoviário

Novo ciclo!

Novo ciclo!

DNIT inicia novo ciclo de melhorias na BR-153/PR entre União da Vitória e General Carneiro

+ categorias