As emissões de CO2 (dióxido de carbono) por veículos pesados cresceram 30% entre os anos 2000 e 2024, segundo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Trata-se de um aumento alarmante, que requer soluções ambientais efetivas para frear o aquecimento global, a exemplo da Carpo Logistics, empresa de Santos (SP) que, no ano passado, deixou de emitir 4,8 toneladas de CO2.
O resultado é consequência de uma medida adotada em 2014, ano em que a empresa de comércio exterior e logística integrada iniciou a implementação de sua frota própria. Desde então, a companhia investe exclusivamente em caminhões Euro 5 ou 6, reconhecidos por atenderem a normas rigorosas de emissão e reduzirem em até 77% a liberação de gases nocivos à saúde e ao meio ambiente.
O sócio-fundador da Carpo, José Carlos Priante, revela que atualmente o transporte rodoviário do grupo é realizado por mais de 60 veículos automotores e as operações nunca foram realizadas por caminhões fora dessas especificações. “Temos uma frota equilibrada e todas as novas aquisições já são 100% Euro 6, reforçando o nosso comprometimento com a eficiência energética. Estamos sempre em processo de transição para reduzir cada vez mais os impactos ambientais”, afirma.
Prêmio ‘PremiAR’
Neste ano, pela primeira vez a Carpo conquistou o ‘PremiAR – Transportando um Mundo Verde’, prêmio concedido pela FETCESP (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo), em reconhecimento ao seu compromisso com o meio ambiente por meio do controle na emissão de poluentes. A conquista é destinada exclusivamente a empresas que desenvolvem o Programa Despoluir (promovido pela CNT e SEST SENAT) e honram suas responsabilidades ambientais e sociais com base em indicadores comprobatórios.







0 comentários