O tráfego nas rodovias de São Paulo e Rio de Janeiro acelerou em novembro e reforçou a reação da mobilidade rodoviária no Sudeste. Impulsionado pela renda em patamar histórico, pelo forte movimento da Black Friday, a queda no valor da gasolina e pelo feriado prolongado, o fluxo de veículos, sobretudo leves, avançou nos dois estados e confirmou um fim de ano mais ativo nas estradas.
Em São Paulo, o movimento subiu 1,2% na comparação com outubro (série dessazonalizada), puxado por veículos leves (+1,6%) e acompanhado pelo segmento pesado (+1,3%). Frente a novembro de 2024, o resultado ganha força: alta de 7,4% no total, refletindo o fortalecimento simultâneo da mobilidade das famílias e da atividade logística. No acumulado do ano, o estado cresceu 2,8%, mantendo trajetória de expansão mesmo diante da desaceleração industrial observada no país.
No Rio de Janeiro, o índice avançou 0,5% em novembro, com alta dos leves (+1,1%) e queda dos pesados (–0,8%). Na comparação anual, o estado registra +2,5%, sustentado novamente pela demanda das famílias, enquanto o segmento de pesados segue recuando (–1,9%), em linha com a acomodação da atividade econômica fluminense.
Os dados são da última edição do Monitor de Tráfego nas Rodovias, levantamento realizado pela Veloe em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), parte do Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade, com o objetivo de acompanhar o movimento de veículos desde 2020.
A leitura macroeconômica ajuda a explicar o movimento. A PNAD Contínua mostra um mercado de trabalho em sua melhor fase histórica: desemprego em 5,4%, rendimento médio real de R$ 3,5 mil e massa salarial acima de R$ 350 bilhões, todos recordes. Com mais renda circulando, as famílias ampliam deslocamentos cotidianos e viagens de lazer e compras — movimento intensificado pela Black Friday e pelo feriado de 20 de novembro. A queda da gasolina nas refinarias, com repasse parcial aos postos em novembro, também reduziu o custo das viagens e incentivou deslocamentos de curta e média distância.
No transporte pesado, o comportamento segue mais heterogêneo. Em São Paulo, houve impulso da cadeia logística na Black Friday — com faturamento estimado em R$ 10 bilhões entre a última quinta-feira (27) de novembro e domingo (30) — e do setor agrícola, com moagem de cana no Centro-Sul. Já no Rio, a atividade industrial mais fraca, com alta de apenas 0,1% na margem em outubro e queda anual, limitou a demanda por fretes.Mesmo com nuances, o balanço ampliado permanece positivo: nos últimos 12 meses, São Paulo cresceu 2,7% e o Rio, 0,6%. A tendência dominante é de expansão sustentada no fluxo de veículos leves, acompanhando um ambiente econômico ainda favorável às famílias e ao consumo.







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