Mercedes-Benz NextGenH2 Truck terá produção em pequena escala prevista para o final de 2026
Após o desenvolvimento e o bem-sucedido programa de testes dos protótipos da primeira geração de caminhões a célula de combustível, a Daimler Truck apresenta agora o Mercedes-Benz NextGenH2 Truck. Isso representa mais um marco de desenvolvimento para a Daimler Truck no caminho rumo ao transporte sustentável movido a hidrogênio. Em uma produção em pequena escala na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth, 100 unidades desses cavalos-mecânicos aprimorados serão fabricadas e entregues a diferentes clientes a partir do final de 2026.
Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks: “Além das soluções elétricas à bateria, os sistemas de propulsão baseados em hidrogênio são cruciais para a transformação sustentável da nossa indústria. Com o NextGenH2 Truck, estamos dando o próximo passo tecnológico nos caminhões à célula de combustível. Junto com nossos clientes, queremos introduzir uma fabricação em pequena escala com grande autonomia e tecnologia próxima da produção real para as operações de transporte diário a partir do final de 2026.”
A equipe de Engenharia manteve os pontos fortes comprovados do Mercedes-Benz GenH2 Truck de primeira geração no desenvolvimento do novo modelo. O hidrogênio líquido permite autonomias superiores a 1.000 quilômetros com um único abastecimento, mesmo com carga total. A célula de combustível cellcentric BZA150, já consolidada, converte hidrogênio em energia elétrica a bordo.
Entre as principais atualizações estão componentes de série já utilizados no caminhão elétrico à bateria Mercedes-Benz eActros 600, como a mais recente geração do eixo elétrico integrado, a cabina ProCabin otimizada e mais aerodinâmica, o moderno Multimedia Cockpit Interactive 2 e sistemas avançados de segurança e assistência baseados na atual arquitetura elétrica/eletrônica. Assim como seu antecessor, o Mercedes-Benz NextGenH2 Truck é especialmente adequado para aplicações de longa distância altamente flexíveis e exigentes.