Destaque

Uma troca de óleo vapt vupt!

0

Pit Stop Volvo bate recordes de eficiência

Troca de óleo e filtros dos caminhões e ônibus Volvo já é feita em menos de 1h, considerando o tempo total, de “porta a porta”, em diversas concessionárias da marca. Esse tempo chega a ser menos da metade do praticado em postos de combustível e oficinas comuns. Isso é possível graças ao conceito Lean, ou seja, “Mentalidade Enxuta”, que trouxe mais eficiência às fábricas Volvo no mundo todo e que agora revoluciona também o atendimento da rede de serviços da marca no Brasil

Com tempo cada vez mais escasso e a alta exigência de produtividade, ter um veículo parado por horas para uma simples troca de óleo e filtros não atende mais às necessidades do mercado. Desde 2017, a Rede Volvo tem avançado nos conceitos que pregam a mentalidade enxuta em seus processos internos. É uma filosofia de trabalho que adota ferramentas de melhoria contínua como 5s (organização, limpeza e descarte), Kaizen (processo para sugestões de melhoria), Kanban (gestão visual de estoques), PokaYoke (dispositivos que impedem erros de manuseio e montagem), Mapeamento de Fluxo de Valor (identifica melhorias de fluxo, aperfeiçoando etapas e reduzindo estoques de peças e matéria-prima), dentre outras.

Estes e muitos outros conceitos foram adotados de forma pioneira há anos nas linhas de produção da fábrica da Volvo no Brasil. A racionalização de tempos e procedimentos trouxe resultados incríveis em qualidade, com benefícios diretos aos clientes da marca. Como consequência, as ideias adotadas aqui acabaram sendo introduzidas também em diversas unidades fabris Volvo ao redor do mundo.

Lubrificação mais veloz

Com base nesse resultado comprovado, a marca decidiu trazer esse mesmo conceito também para o dia a dia de suas concessionárias. Hoje, das 100 casas da Rede Volvo no Brasil, pelo menos 33 já aplicam a “Mentalidade Enxuta” nas áreas denominadas Pit Stop Volvo, onde são realizadas as trocas de óleo e filtros dos veículos, e mais 12 estarão prontas até final de 2020. O tempo total, de porta a porta, que levava até duas horas e meia, já é executado em até 52 minutos, desde que o serviço seja agendado previamente. “Tivemos um ganho notável de eficiência. Com um processo mais racional, colocando o cliente e seu veículo no centro do processo, eliminamos desperdícios e colocamos os caminhões e ônibus na estrada para rodar rapidamente”, assegura Felipe Battistella, gerente de desenvolvimento de concessionárias da Volvo.

Uma rodovia cinquentenária

Previous article

Novo Actros começa a despertar paixões!

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Destaque