A volta do café sobre rodas!
Depois de 60 anos, Porto de São Sebastião faz retomada histórica com novo transporte de café

O Porto de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, realizou nesta semana  a primeira operação de café para exportação depois de mais de 60 anos sem movimentações deste tipo. Por meio da Seaforte, empresa do grupo paranaense FTSpar, a Companhia Docas de São Sebastião voltou a ter café na lista de produtos para exportação.

Mais de 8.000 toneladas de café verde produzidos em Minas Gerais e São Paulo foram embarcadas com destino à Alemanha. A última operação do setor cafeeiro feita no Porto de São Sebastião havia ocorrido na década de 1960.

“Operar esta carga depois de tantos anos em nosso Porto reafirma o nosso compromisso de trabalhar com os operadores portuários e propiciar condições para que novas cargas sejam captadas e consolidadas. Continuamos confiantes e trabalhando para manter a atratividade do Porto de São Sebastião”, disse o diretor-presidente da Docas de São Sebastião, Ernesto Sampaio.

O Brasil é o maior exportador de café do mundo. O país é responsável por quase 40% de toda a produção global e a expectativa para a safra 2023/2024 é de mais de 66 milhões de sacas.

“Para nós, brasileiros, o café é um produto que dá muito orgulho. Sabemos da qualidade que o coloca como o melhor café do mundo. A FTS tem como marca a diversificação nas operações. Esta em São Sebastião é uma quebra de paradigma em um curto espaço de tempo. Então, para nós, é muito importante a retomada desse tipo de operação que há muito tempo não era realizada”, avalia o CEO da FTSpar, Andre Maragliano.

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