O Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) lança o treinamento remoto da campanha educativa “Pare, Olhe, Acene”, destinada a educadores do ensino fundamental e instrutores de empresas de transporte. Eles serão preparados para aplicar conteúdos de visibilidade no trânsito para crianças de 6 a 10 anos.
Com ênfase na prevenção a acidentes, o treinamento alerta para a importância de três atitudes básicas no trânsito: “parar, olhar, acenar”. São hábitos simples para evitar acidentes com qualquer tipo de veículo, principalmente em relação a pontos cegos em caminhões, ônibus e automóveis. Elaborado por especialistas, o material inclui vídeo de orientação e história animada para servir de apoio à multiplicação dos conceitos.
Desde que foi lançada em 2015, essa campanha mundial da Volvo impactou milhares de crianças em mais de 30 países. Agora está sendo novamente repercutida no Brasil. “Para a Volvo, segurança é um valor fundamental e faz parte da estratégia de sustentabilidade da marca. Temos o ideal de futuro com Zero Acidentes fatais envolvendo nossos veículos”, explica Ricardo Nanami, diretor de Pessoas & Cultura e Meio Ambiente da Volvo.
Capacitação
Nesta edição, são 250 vagas destinadas a educadores do ensino fundamental I e instrutores de empresas de transporte. O conteúdo utiliza a história da motorista profissional de caminhão Sam, mostrando situações de risco que fazem parte do cotidiano nas ruas e estradas. Evidencia cenas que colocam em risco os públicos mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas.
O público treinado receberá também um kit com todos os materiais digitais e impressos, prontos para aplicação. A meta é impactar seis mil crianças até o final de novembro.
A campanha “Pare, Olhe, Acene” contribui com a 2ª Década Mundial de Ações pela Segurança no Trânsito (2021-2030). Estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial de Saúde (OMS), tem como alvo reduzir em 50% os acidentes e mortes no trânsito em todo o mundo. Essa meta faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
0 comentários