Descarbonizando!
Grupo SADA inicia descarbonização de frota com a transformação de caminhões para o uso de gás natural veicular

O Grupo SADA dá mais um passo significativo em direção à utilização de combustíveis alternativos, ao anunciar a descarbonização da frota a partir da transformação de parte de caminhões movidos a diesel para veículos que utilizam gás natural veicular (GNV).

A iniciativa faz parte do compromisso da empresa com a sustentabilidade e a redução das emissões de dióxido de carbono (CO₂) de forma a contribuir com a descarbonização do setor. “A indústria de transportes tem um papel fundamental no desafio global de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a transição para o GNV é uma etapa importante para reduzirmos nossa pegada de carbono, ao mesmo tempo que garantimos operações eficientes e seguras”, afirma Ricardo Ramos, diretor de Operações e Negócios do Grupo SADA. 

O uso de caminhões que podem ser abastecidos com o gás natural veicular traz outros benefícios que ajudam a promover práticas mais sustentáveis em nossas operações de transporte e logística. “A medida também impacta na redução de fumaça preta, melhoria da qualidade do ar e no combate às mudanças climáticas”, explica Ramos.

Estudos indicam que caminhões movidos a GNV podem reduzir, em média, 20% as emissões de CO₂ em comparação aos motores a diesel, além de emitir quantidades significativamente menores de poluentes atmosféricos como óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado.

“Essa mudança não é apenas boa para o meio ambiente, mas também prepara nossa empresa para o futuro. Acreditamos que a adoção de tecnologias sustentáveis é essencial para garantir a competitividade em um mercado que valoriza a responsabilidade socioambiental. Esperamos que o nosso pioneirismo com essa iniciativa inspire outros players para participarmos ativamente de um setor cada vez mais compromissado com um mundo e com uma sociedade mais sustentáveis”, diz o executivo.

Até o final do primeiro trimestre de 2025, a frota de caminhões a gás da SADA passará dos atuais 6 para 31. “Esse movimento de transformação, fará com que o Grupo SADA, sozinho, represente cerca de 25% de market share da frota de caminhões GNV circulante no país e investimentos da ordem de R$ 7 milhões”, conclui Ramos.

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