Perfil da frota!
Tráfego e perfil da frota revelam contrastes entre Rio e São Paulo em 2024

Entre outubro e novembro de 2024, o fluxo total de veículos nas rodovias fluminenses registrou uma retração de 1,2% após ajustes sazonais. A queda foi mais significativa para veículos pesados (-7,0%) em comparação com leves (-1,2%). Em relação a novembro de 2023, o tráfego agregado nas rodovias do estado se manteve praticamente estável, considerando o discreto recuo de 0,1% no comparativo, resultante do contraste entre o crescimento na movimentação de veículos pesados (+4,6%) e a redução nas viagens de leves (-0,8%).

Nas rodovias paulistas, o levantamento apontou uma leve retração de 1,6% em relação ao mês anterior, após ajuste sazonal, com quedas nos fluxos de veículos pesados (-6,7%) e leves (-2,0%). Entretanto, no comparativo anual com novembro de 2023, o tráfego registrou alta de 2,6%, sustentada pelo aumento no fluxo de veículos leves (+3,1%), enquanto o de pesados teve uma discreta queda de 0,1%.

Esses são alguns dos resultados da última edição do Monitor de Tráfego nas Rodovias, levantamento realizado pela Veloe em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) com o objetivo de acompanhar o movimento de veículos desde janeiro de 2020.  

No acumulado de 2024 (até novembro), o tráfego total no Rio de Janeiro manteve um crescimento expressivo de 3,9%. O avanço foi liderado pelos veículos pesados (+12,0%), enquanto os veículos leves apresentaram um incremento mais modesto (+2,8%). Em uma análise de 12 meses, o fluxo nas rodovias do estado subiu 4,1%, impulsionado novamente pelo desempenho de pesados (+11,5%) e pelo aumento de leves (+3,1%).

 Em São Paulo, no balanço parcial de 2024, até novembro, o fluxo agregado de veículos nas rodovias paulistas cresceu 2,8% em relação ao mesmo período de 2023. A alta foi observada tanto no tráfego de veículos pesados (+5,8%) quanto leves (+2,4%). Considerando os últimos 12 meses, o aumento acumulado foi de 2,6%, com destaque para os pesados (+5,6%) e leves (+2,2%).

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