Com o tema “Desacelere: seu bem maior é a vida”, o movimento Maio Amarelo de 2025 chama a atenção para a necessidade urgente de um trânsito mais seguro e consciente no Brasil. Neste cenário, especialistas apontam um fator muitas vezes negligenciado, mas fundamental: a saúde mental dos condutores.
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), 90% dos acidentes de trânsito no país têm como causa principal a falha humana. Desatenção, imprudência e imperícia são apontadas como os principais fatores. “Dirigir exige atenção constante, controle emocional e resposta rápida a estímulos diversos. Em um ambiente tão estressante quanto o trânsito brasileiro, especialmente nas grandes cidades, é essencial olharmos para a saúde mental como parte integrante da segurança viária”, afirma Ricardo Mattos, CEO da Vetor Editora, empresa referência em psicologia do trânsito no Brasil.
Segundo a Pesquisa de Mobilidade Urbana 2022, brasileiros que vivem em grandes centros chegam a passar, em média, 21 dias por ano presos no trânsito. Esse tempo elevado de exposição a congestionamentos, ruídos e pressão por produtividade impacta diretamente o bem-estar emocional e, por consequência, o comportamento ao volante. “Estresse, ansiedade e irritabilidade afetam diretamente a capacidade de atenção, julgamento e reação dos motoristas. A saúde mental em dia é uma aliada direta na prevenção de acidentes”, reforça Mattos.
A importância dos testes para um trânsito mais seguro
A avaliação psicológica para obtenção ou renovação da CNH é uma etapa importante para garantir condutores mais preparados. Entre as habilidades exigidas, estão aspectos cognitivos como memória, inteligência e três tipos de atenção: a concentrada, importante para avaliar o foco do motorista no ato de dirigir, a dividida, fundamental para avaliar a atenção a diferentes estímulos simultâneos; e por último a atenção alternada, vinculada a importância de se conseguir alternar o foco quando está conduzindo um veículo. Além desses aspectos, são avaliados a capacidade de juízo crítico, comportamento e traços de personalidade.