Responsável pelas obras da Linha 6-Laranja do metrô, a ACCIONA está implementando um projeto piloto com o objetivo de diminuir a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa. A empresa começou a realizar testes utilizando o combustível renovável HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado) em parte de sua frota, especialmente no transporte dos anéis de concreto que formarão os túneis da nova linha.
Segundo a empresa, o HVO é uma alternativa viável para abastecer esse maquinário, pois combina a necessidade de alto desempenho e produtividade com a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Além disso, em projetos de infraestrutura, uma das principais fontes de emissões que precisam ser abordadas é o uso de combustíveis fósseis, especialmente o diesel convencional.
Neste caso, a ACCIONA optou por utilizar o combustível a 100%, sem a mistura com o diesel convencional, o que potencializa uma redução significativa de 90% nas emissões de dióxido de carbono (CO2) da frota testada. A empresa já vem adotando a estratégia com o mesmo combustível em outros mercados, como nos Estados Unidos. Produzido por meio de óleos vegetais residuais, o diesel renovável HVO tem sido utilizado na Europa e Estados Unidos em escala comercial e é uma importante alternativa de fonte de energia limpa, especialmente, para o setor de transportes.







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