No estado do Pará, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), avança com os serviços de manutenção preventiva de dez pontes localizadas na BR-163/PA, no município de Igarapé São Joaquim (divisa Itaituba/Rurópolis). Os serviços são gerenciados pelo Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE). O valor do investimento feito pelo Governo Federal nas estruturas é de aproximadamente R$ 848 mil.
Com a margem de 48% da realização das ações previstas no contrato, as equipes da autarquia já executaram os serviços de limpeza de ponte, poda de árvores, limpeza e desobstrução de dispositivos de drenagem, pintura manual com nata de cimento e caiação manual. Além da limpeza de aparelhos de apoio e instalação de pingadeiras de elastômero. A estimativa é que as atividades sejam concluídas no segundo semestre de 2025.
As intervenções fazem parte do PROARTE, responsável pelo gerenciamento de serviços de manutenção e de reabilitação em Obras de Arte Especiais (OAE), caracterizados por pontes, túneis, viadutos, passarelas e estruturas de contenção, que integram a malha rodoviária federal administrada pelo DNIT em todo o país. As manutenções são atividades corretivas com periodicidade rotineira e tem como objetivo conservar e prolongar a vida útil das estruturas, visando mais conforto e segurança aos usuários.







0 comentários