Valor reajustado!
ANTT reajusta valor máximo da prova eletrônica para transportadores autônomos e responsáveis técnicos

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou nessa semana por meio do Comunicado Relevante nº 1/2025, a atualização do valor máximo que poderá ser cobrado pelas entidades credenciadas para a realização da Prova de Conhecimento Eletrônica destinada ao Transportador Autônomo de Cargas (TAC) e ao Responsável Técnico. O documento está disponível no Diário Oficial da União (D.O.U).

O novo teto, que passará a valer a partir de 1º de julho de 2025, foi reajustado para R$ 73,25 (setenta e três reais e vinte e cinco centavos). Esse valor permanecerá vigente até 1º de julho de 2026 e deverá ser rigorosamente observado por todas as entidades credenciadas pela ANTT, independentemente do ano de credenciamento. Trata-se de um valor único, universal e isonômico, que assegura igualdade de condições para todos os candidatos em todo o país.

A atualização anual segue o que determina o item 3.6 do Edital vigente e a Resolução ANTT nº 5.982/2022, com base na variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no período de junho do ano anterior a maio do ano corrente, conforme cálculo oficial realizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A iniciativa reforça o compromisso da ANTT com a transparência, a previsibilidade e a segurança jurídica no setor de transporte rodoviário de cargas, além de proteger os direitos dos profissionais que buscam a habilitação para atuar como TACs ou responsáveis técnicos.

Com informações ANTT

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Na compensação!

Na compensação!

Tokio Marine lança projeto para compensar emissão de CO2 voltado para seguros de transportes de cargas

Marco Legal aprovado!

Marco Legal aprovado!

Comissão da Câmara aprova o novo Marco Legal do Transporte Público

Maior capacidade!

Maior capacidade!

Concessionária inicia estudos para ampliar capacidade de 70 km da BR-381 em MG

+ categorias