Concessão dos bilhões!
EcoRodovias vence leilão da BR-101/ES/BA e garante R$ 10,3 bilhões em investimentos

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) concluiu na semana passada na B3, em São Paulo, o leilão de otimização da concessão da BR-101/ES/BA, um dos principais corredores logísticos do país. A EcoRodovias, atual administradora da rodovia, permanece à frente da concessão, agora com um contrato repactuado que prevê R$ 10,3 bilhões em investimentos nos próximos 10 anos.

O trecho concedido, com 478,7 quilômetros entre Mucuri (BA) e Mimoso do Sul (ES), atende diretamente 26 municípios – 25 no Espírito Santo e um na Bahia. Com a nova etapa, a vigência do contrato passa a ser de 24 anos, considerando os 14 anos já cumpridos e os 10 adicionais definidos na repactuação.

O novo modelo contratual estabelece metas e controles mais rígidos de qualidade, investimento e atendimento ao usuário. Entre as principais obrigações assumidas pela concessionária estão:

Duplicação de 172,8 quilômetros de pista;

Implantação de 41 quilômetros de faixas adicionais;

Construção de 51 quilômetros de contornos viários;

33,5 quilômetros de vias marginais;

Instalação de 40 passarelas para pedestres;

Criação de dois Pontos de Parada e Descanso (PPDs) para caminhoneiros.

O cronograma prevê que a maior parte das obras seja entregue nos primeiros sete anos de contrato, acelerando os benefícios para a população. Além da melhoria da segurança e da fluidez no trânsito, a expectativa é a geração de mais de 102 mil empregos diretos e indiretos, com impactos positivos na economia regional, no turismo, na logística e no escoamento da produção agrícola e industrial.

Com informações ANTT

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Marco Legal aprovado!

Marco Legal aprovado!

Comissão da Câmara aprova o novo Marco Legal do Transporte Público

Maior capacidade!

Maior capacidade!

Concessionária inicia estudos para ampliar capacidade de 70 km da BR-381 em MG

Para elétricos!

Para elétricos!

Frigo King lança eFlex Light para operar com veículos elétricos com ePTO

+ categorias