Tudo sozinho?
Uso de veículos autônomos no transporte de cargas terá mercado de US$ 45 bilhões até 2034

A inteligência artificial tem ampliado possibilidades em diversos setores. No transporte de cargas, isso se reflete no uso de veículos autônomos, que oferecem um modelo de entregas mais eficiente e otimizado.

Segundo um relatório da Precedence Research, o mercado de entregas autônomas de last mile, que corresponde à última etapa do transporte até o cliente final, já movimenta US$ 6,57 bilhões e deve crescer 23,7% ao ano até 2034.

Com esse ritmo, a expectativa é que o setor alcance receitas próximas de US$ 45 bilhões ao final do período. Globalmente, novas tecnologias vêm sendo desenvolvidas e consolidadas para integrar a automação ao transporte de cargas.

Nova parceria

Em janeiro deste ano, Aurora, Continental e NVIDIA anunciaram um acordo de longo prazo para produzir caminhões autônomos em escala global a partir de 2027. A iniciativa representa uma nova fase nesse tipo de solução, agora voltada a veículos de grande porte.

A colaboração, considerada pioneira no setor, tem como meta entregar veículos seguros, eficientes e confiáveis. Executivos das três empresas demonstraram otimismo com o projeto, cada qual com responsabilidades bem definidas.

A Aurora será responsável pela produção dos caminhões autônomos e prevê lançar um modelo no Texas já em abril de 2025. O veículo contará com radar, câmeras e um sistema de IA validado por rígidos critérios de segurança.

A Continental, fornecedora automotiva, atuará na atualização do sistema Aurora Driver, com foco em permitir a produção em larga escala e garantir um sistema de backup independente.

Já a NVIDIA fornecerá a infraestrutura digital necessária, incluindo o computador principal que permitirá o funcionamento autônomo dos veículos. A iniciativa já está em desenvolvimento e se destaca como uma das mais promissoras do setor.

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