Atenção ao “verde”!
DNIT garante avanço das obras da BR-285/RS com atenção ao meio ambiente

Enquanto as obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS avançam no trecho de São José dos Ausentes, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da equipe de Gestão Ambiental, garante que o progresso físico ocorra de forma compatível com as medidas previstas no licenciamento ambiental da rodovia. A atuação envolve tanto a orientação às frentes de serviço quanto a execução e a supervisão dos programas ambientais indicados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O empreendimento está 33% executado e tem investimento do Governo Federal de aproximadamente R$ 120 milhões. Com recurso garantido pelo Novo PAC a obra tem previsão de conclusão em 2026.

O Consórcio Construtor executa serviços de terraplenagem e pavimentação no segmento gaúcho de 8,3 quilômetros, dos quais 3,5 já dispõem da sub-base de macadame seco, que será complementada com a base de brita graduada e as camadas de asfalto. Durante essa fase, a equipe ambiental acompanha de perto para evitar processos erosivos, proteger corpos hídricos, verificar o correto funcionamento dos sistemas de drenagem e garantir o manejo adequado do solo orgânico removido para posterior revegetação.

Paralelamente, segue a construção da ponte sobre o rio das Antas, considerada a parte mais complexa tanto do ponto de vista da engenharia quanto pela sensibilidade ambiental. Com 400,4 metros de extensão e 59,52 metros de altura, a construção ocorre em etapas distintas, combinando métodos convencionais e de balanço sucessivo. Em função da proximidade com a nascente de um importante curso hídrico, as atividades contemplam medidas adicionais de contenção de sedimentos, resgate de plantas ameaçadas e proteção da água.

Além disso, já foram concluídas três das quatro galerias subterrâneas projetadas para passagem de fauna. Com o uso de armadilhas fotográficas, a equipe identificou a presença de animais utilizando essas estruturas, incluindo espécies típicas da região.

Com informações Dnit

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Nova fase!

Nova fase!

Novo Marco Legal deve corrigir distorções históricas e inaugurar nova fase para o transporte público

Previnindo acidentes!

Previnindo acidentes!

Sumitomo Rubber cria “sexto sentido” para caminhões que previne acidentes

IA beneficia e muito!

IA beneficia e muito!

IA promete reduzir até 70% dos riscos nas estradas e elevar a competitividade do transporte rodoviário

+ categorias