A Daimler Truck completa com sucesso um ano desde o início dos testes do seu caminhão Mercedes-Benz GenH2 na frota de clientes. Em julho de 2024, a Empresa começou os testes com cinco caminhões em operações logísticas regulares nas empresas Air Products, Amazon, Holcim, INEOS Inovyn e Wiedmann & Winz.
O objetivo era testar a confiabilidade e a eficiência dos veículos em condições reais, além de proporcionar a esses clientes a oportunidade de adquirir experiência em primeira mão no transporte de mercadorias com caminhões movidos a células de combustível. Os cinco protótipos percorreram mais de 225.000 quilômetros. Essa distância corresponde a cerca de cinco voltas e meia ao redor da Terra ao longo da Linha do Equador. Para se ter uma ideia, um caminhão a diesel comparável, com um peso bruto combinado de 25,6 toneladas, teria que reabastecer cerca de 58.000 litros de diesel, emitindo aproximadamente 154 toneladas de CO2, para percorrer a mesma distância.
Durante a implantação, que durou quase um ano, os protótipos do caminhão Mercedes-Benz GenH2 impressionaram pela alta eficiência de sua célula de combustível, desenvolvida e fabricada pela cellcentric, joint venture da Daimler Truck com o Grupo Volvo. Ao longo da quilometragem total, o consumo médio de hidrogênio ficou entre 5,6 kg/100 km e 8 kg/100 km, dependendo da aplicação, com um peso bruto total combinado entre 16 e 34 toneladas.
“Os testes iniciais com clientes são extremamente valiosos para o desenvolvimento futuro de nossos caminhões com células de combustível. Ao implementar os caminhões Mercedes-Benz GenH2 em operações logísticas reais, pudemos demonstrar seu desempenho, confiabilidade e eficiência em diversas aplicações de transporte e obter insights importantes, o que nos permite refinar a tecnologia e os veículos de acordo com as necessidades específicas de nossos clientes, até a produção em série”, afirma Michael Scheib, chefe de Desenvolvimento de Veículos Completos da Mercedes-Benz Trucks. “Além disso, o uso intensivo dos postos de abastecimento de hidrogênio líquido durante os testes permite uma otimização ainda maior do processo de reabastecimento. Todas essas experiências práticas também nos ajudam a preparar da melhor forma nossas vendas e serviços para a implantação de caminhões movidos a hidrogênio.”







0 comentários