Sem Aterros na Lapônia!
Concessionária Volvo conquista certificação Aterro Zero

A unidade de Itu (SP), matriz do Grupo Lapônia, que representa a Volvo no interior de São Paulo, tornou-se a primeira concessionária da marca a conquistar a certificação Aterro Zero na América Latina. Todos os resíduos gerados em suas operações são destinados de forma ambientalmente correta, sem ir para aterros sanitários.

“Esse reconhecimento é mais um importante avanço na jornada de sustentabilidade da Lapônia. Além disso, mostra que estamos em linha com as diretrizes da Volvo. É extremamente gratificante chegarmos a esse patamar”, afirma Douglas Nakano, diretor-geral do Grupo Lapônia. Para obter a certificação, a concessionária precisa comprovar que possui um sistema eficiente de gerenciamento e destinação de resíduos, com indicadores, processos e auditorias. 

Os resíduos gerados pela unidade são reduzidos, reutilizados, reciclados, coprocessados ou destinados de outras formas sustentáveis, evitando o descarte em aterros sanitários. Além de reduzir o impacto ambiental, essa postura ajuda na economia de recursos e tem reflexos na economia financeira. A unidade de Itu deixou de destinar cerca de 270 toneladas de resíduos por ano para aterro.  

“Esse resultado pode ser atribuído ao bom planejamento estabelecido, aliado ao direcionamento da área de Meio Ambiente da Volvo. Elaboramos um manual Aterro Zero, baseado no gerenciamento de resíduos integrado aos nossos bancos de dados e criamos disciplina nas equipes para seguir as boas práticas. É um processo que demanda engajamento de todos os colaboradores”, comenta Márcio Pilla Guimarães, coordenador de Sustentabilidade da Lapônia.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Expandindo o GNV!

Expandindo o GNV!

Compagas e Rede Pelanda inauguram operação de GNV na BR-116

Quase na meta!

Quase na meta!

Buslog amplia rede de agências em MG, RJ e SC e se aproxima de meta para 2025

+ categorias