A Akad Seguros acaba de implementar uma solução inédita de inteligência artificial para precificação de apólices. A tecnologia, baseada na técnica de Case-Based Learning, adota uma lógica semelhante aos sistemas de recomendação de plataformas como Netflix e Spotify — aplicada à complexa realidade do seguro de cargas.
Com base em um vasto banco de dados de apólices, a ferramenta compara novas cotações a casos semelhantes, avaliando fatores como tipo de carga, rotas, perfil do transportador e histórico de sinistros. O resultado é a sugestão de taxas comerciais ajustadas de forma mais fiel ao risco envolvido em cada operação.
“Aplicamos ao seguro de transportes a mesma lógica de aprendizado por similaridade que revolucionou os sistemas de recomendação”, diz André Fichel, CTO da Akad Seguros. “Cada cotação é única, e nossa IA consegue capturar essas nuances com base em um extenso banco de dados do setor”, detalha o executivo.
Fichel explica que a solução atua como um assistente inteligente dos subscritores da companhia, que mantêm a decisão final sobre as propostas encaminhadas aos corretores. Essa integração entre inteligência artificial e expertise humana permite avaliar riscos com maior precisão, evitando tanto a subprecificação, que pode gerar perdas com sinistros, quanto a sobreprecificação, que reduz competitividade.







0 comentários