No período de janeiro a outubro de 2025, o setor de transporte de cargas registrou R$ 694 bilhões em movimentação de cargas asseguradas com possibilidade de compensação de C02, segundo dados transacionados pela NDD, multinacional brasileira de tecnologia, com forte atuação nos setores de transporte, logística e fiscal. Os dados são da plataforma NDD Averba, que reúne mais 5 mil empresas dos setores de logística e seguros de transporte, desenvolvida para atender requisitos obrigatórios da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) para o transporte de cargas no Brasil. E esse mercado deve crescer ainda mais com a adesão de importantes seguradoras com atuação nos setores de Logistica e transporte.
Um exemplo disso, em uma ação inédita no País, a Tokio Marine Seguradora, com forte atuação no mercado de transporte de cargas, lança o projeto “Plantando o Futuro”, que oferece o plantio de árvores com alto poder de captura de CO2, para simbolizar a compensação de carbono do processo eletrônico de averbação, com o apoio do Programa Green Carbon desenvolvido pela NDD, multinacional brasileira com presença de suas soluções em mais de 50 países.
O benefício é válido para todos os tipos de seguro de transportes, sejam eles nacionais ou internacionais, da Tokio Marine. É necessário apenas que o corretor de seguros, durante o fechamento ou renovação da apólice, faça a adesão ao projeto sem custo adicional para o cliente
Em seguida, as empresas com atuação no transporte de cargas, receberão por e-mail um certificado digital, com validade de um ano, com a geolocalização, total de CO²e compensado e acompanhamento ao longo dos anos com sua evolução.
Esse processo é feito pela iniciativa da NDD chamada Caixa Postal Verde, que integra sustentabilidade diretamente aos processos de negócios do seguro de transportes, atuando como um pilar ambiental do sistema eletrônico de averbação de Seguros de Transporte.







0 comentários